Governador Daniel Pereira pede compromisso dos municípios em melhorar os 11 indicadores propostos pelo Unicef e mais os quatro de iniciativa do Estado.

Governador Daniel Pereira lança desafio de certificar 100% dos municípios rondonienses no Selo Unicef

Notícias Política Política Estadual

‘‘Nós somos o primeiro estado a ter 100% dos municípios inscritos no Selo Unicef e agora temos mais dois desafios. O primeiro é certificar 100% dos municípios no Selo Unicef e isso significa cuidar das nossas crianças e adolescentes e o segundo é fechar o primeiro presídio em 15 anos’’, disse o governador Daniel Pereira na manhã desta terça-feira (8) durante abertura da segunda etapa de capacitação do Selo Unicef.
O evento ocorre durante todo o dia no salão nobre Rosilda Shockness, no Palácio Rio Madeira, e é direcionado a técnicos, gestores e conselheiros dos onze municípios rondonienses que não estiveram presentes na primeira etapa da capacitação do Selo Unicef. Rondônia tem um pacto de 2017-2020 com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância é um órgão das Nações Unidas) para melhorar indicadores nas áreas da educação, saúde e assistência social direcionada a crianças e Adolescentes.
‘‘Além dos 11 indicadores propostos pelo Unicef temos mais quatro made in Rondônia que são a educação no trânsito inclusive hoje vamos formar 350 crianças como guardas-mirins em Ariquemes, a educação ambiental para que tenhamos cidadãos mais conscientes da importância da preservação do que nós somos; garantir a qualidade de ensino inclusive com melhores resultados no Ideb e o quarto compromisso é uma cruzada contra as drogas com a meta de que 100% do público-alvo do Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas] tenham acesso as palestras’’, disse o governador.
Daniel ainda agradeceu a presença dos representantes dos 11 municípios que faltavam participar da oficina: Alta Floresta do Oeste, Alto Paraíso; Alvorada do Oeste; Cacaulândia; Machadinho do Oeste; Mirante da Serra; Nova Brasilândia; Pimenta Bueno; Rolim de Moura; Seringueiras e Santa Luzia. ‘‘A presença desses 11 municípios mostra o compromisso em receber do Unicef a certificação de que trabalharam pela causa das crianças e adolescentes. Vamos formar um grupo de trabalho junto com Educação, Saúde e Assistência Social para trabalhar nesse sentido. Desejo que esse seja um dia de muito aprendizado’’, disse a primeira-dama do Estado Ester Lacerda Pereira que será a coordenadora da equipe intersetorial que acompanhará a implantação do Selo Unicef em Rondônia.

O governador também disse na ocasião que é prioridade do Estado combater a evasão escolar e ainda propôs a criação do Dia Estadual de Combate à Evasão Escolar onde a sociedade pactuará para que as crianças não tenha atraso nos estudos devido a evasão escolar. ‘‘Nós vamos abraçar a causa do Ministério Público com o projeto Nenhum a Menos, isso será ferramenta do Estado’’, assegura Daniel que disse que investir hoje na educação das crianças evitará que tenham o mesmo destino que muitos adolescentes: o presídio.

‘‘Uma criança que está com seis, sete anos iniciando os estudos hoje daqui a 15 anos poderá ser um menor infrator se nós não cuidarmos dele hoje. Tem coisas que não acontecem por acaso. Ou você cuida e faz com que não aconteça ou você vai ficar lamentando. Se a gente quer fechar presídio tem que cuidar dessa agenda. Daqui a 15 anos eu quero estar vivo para fechar o primeiro presídio em Rondônia e essa missão começa hoje’’, afirma o governador.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Diego Amaral
Secom – Governo de Rondônia