1ª Vara do Trabalho de Porto Velho comemora 45 anos

Geral Notícias

​Na terça-feira (12), a 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho completou 45 anos de atuação no estado de Rondônia. O marco foi comemorado por magistrados, servidores, advogados e partes que se fizeram presentes na unidade.
Ao servir um bolo, a juíza do Trabalho Titular, Silmara Negrett, enalteceu a contribuição da Justiça do Trabalho nesse período histórico, relembrando momentos de euforia e de crise econômica, além de destacar o papel sempre presente na pacificação do conflito entre o capital e o trabalho. “A criação e instalação da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento constitui um marco histórico da Justiça do Trabalho em Rondônia, compondo o cenário da surpreendente década de 70, na qual o mundo recebeu o microcomputador e o Brasil conheceu a televisão à cores e o aparelho de fax”, disse a juíza.
A magistrada lembrou ainda dos servidores que passaram pela unidade e aos que compõem o quadro atual. “Nesta data comemorativa de 45 anos, importa agradecer aos servidores que passaram pela unidade, ressaltando o servidor Natal Vieira de Almeida, lotado na unidade desde quando esta pertencia ao TRT da 8ª Região, encontrando-se ainda em atividade”, comentou.
Histórico
A primeira unidade da Justiça do Trabalho foi instalada em Porto Velho em 12 de junho de 1973, como a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento. Na época, a unidade fazia parte da jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), que abrangia os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Guaporé e Acre. Rondônia e Acre passou a ser jurisdição do TRT11 (AM) partir de 1981, com a sua criação, até a criação do TRT14, em 1986.
Quando pertencia às 8ª e 11ª Região Trabalhista, passaram pela unidade os juízes Eduardo Barbosa Penna Ribeiro (1973), Iracilda Câmara Correa (1973-1976), Marilda Wanderley Coelho Vianna (1976), Ary Brandão de Oliveira (1976-1979), Antônio Sores Araújo (1979-1980), Francisco Pontes Pinto (1980), Juarez Rodrigues dos Santos (1980-1986).
Com a instalação da 14ª Região, atuaram na titularidade da unidade os juízes Vulmar de Araújo Coelho Junior, José Roberto Gomes, Flora Maria Ribas Araújo, Shikou Sadahiro, Lafite Mariano, Ricardo César Lima de Carvalho Souza e a atualmente no cargo a juíza Silmara Negrett.
O atual quadro de servidores que compõe a unidade são: Moab Oliveira Pereira, Elizena Libanio Wrege, Claudia Lorena Gomes de Oliveira Franco, Rafael Alfaia Pereira, Ana Beatriz Passos Nascimento Braga, Lidineide Nogueira da Cruz, Wanilda Gomes de Souza, Natal Vieira de Almeida, Graciano Gomes da Costa, Andrea de Albuquerque Jezierski, Endrio Anunciação da Costa, Ismael de Sousa Lima, Maria Ines da Motta, Candida Pereira Tico, além dos estagiários Ana Carolina de Sousa, Leonardo Fernandes Farias de Moraes e Thais Hurtado Vieira.

Justiça do Trabalho Portas Abertas
A programação de aniversário da 1ª VT de Porto Velho contou ainda com a visita de 25 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Rio Branco da capital, como parte do programa de responsabilidade social do Regional, Justiça do Trabalho Portas Abertas.
O grupo estava acompanhado da professora Denise Martins Azevedo, ocasião em que participaram de uma aula de cidadania na sala de audiências, ministrada pela juíza Silmara Negrett.
Fonte: Secretaria de Comunicação