Prefeitura de Jaru realiza evento para marcar dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Educação e Cultura Geral Notícias

O dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa foi comemorado na última sexta-feira (15 de junho). Em Jaru, a data não passou em branco. Na ocasião, a prefeitura, através da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou palestras e outras ações voltadas a este público.
De acordo com a secretária da Semdes, Stella de Almeida Silva, na oportunidade aconteceram palestras com o advogado José Pereira Tavares e com o psicólogo Adilson Lopes de Carvalho. “ Também foram realizadas algumas dinâmicas e o sorteio de um brinde, oferecido pela empresa Café Rio Brilhantes”, informou.
O trabalho de conscientização e as politicas públicas precisam avançar, porque os números são alarmantes. Em 2017, o Ministério dos Direitos Humanos contabilizou mais de 33 mil denúncias de abusos e agressões contra idosos; além de outras 68.870 violações.
Nas denúncias de violência, 76,84% envolvem negligência, 56,47% violência psicológica, e 42,82% são de abuso financeiro e econômico. A maior parte dos casos, 76,3%, ocorre na casa da própria pessoa idosa que é vitima da violência.
E em um país com crescimento acelerado de idosos, o censo demográfico acena para o aumento deste segmento etário com perspectivas de que em 2030, o percentual de idosos no Brasil alcance de 20% da população.

Fonte: Prefeitura/Jaru