Governador Daniel Pereira entregou mais 200 títulos definitivos em Cerejeiras.

Imóveis de 200 famílias carentes de Cerejeiras são legalizados com títulos definitivos do governo estadual

Cidadania Geral Notícias

Mais 200 títulos definitivos de imóveis urbanos foram entregues a famílias de Cerejeiras, na sexta-feira (15), pelo governo estadual por meio da Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat).

O aposentado Aristides Guedes foi o primeiro a receber o título definitivo da casa onde mora há 20 anos.

Os documentos, gratuitos aos contemplados, promovem cidadania e segurança aos proprietários dos imóveis.
O cabeleireiro aposentado Aristides Guedes de Souza, 82 anos, foi o primeiro a receber o documento das mãos do governador Daniel Pereira, que presidiu a cerimônia prestigiada por autoridades municipais, estaduais e federais realizada no barracão da feira, que foi revitalizado e entregue a população na mesma solenidade.
“Eu não teria condição financeira para pagar as despesas do documento. Ganhar o título definitivo é uma benção pra gente. Agora sou o dono do imóvel, de fato e de direito”, disse Aristides Guedes, morador há 20 anos no mesmo endereço.
Ainda no decorrer deste ano, o programa de regularização fundiária Título Já deve patrocinar outras 1900 famílias em Cerejeiras. O recurso aplicado na titulação é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Edson Martins e parceria do governo estadual com o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, prefeitura e Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg).

A aposentada Zelita Alves disse que não teria condições de pagar pelo documento no cartório da cidade.

“Este programa é o resgate da cidadania para as pessoas que não tiveram oportunidade de adquirir o documento com recurso próprio”, sintetiza o superintendente da Sepat, Wilson Dias, lembrando que este ano entregou mais 200 títulos na cidade. A dona de casa Zelita Alves da Silva, 66 anos, reside na rua Panamá há 48 anos e reforça a opinião do superintendente Wilson Dias. “É uma ajuda importante que o governo nos dá, pois sem esse apoio dificilmente eu conseguiria documentar a casa. O custo de vida é alto e o valor cobrado no cartório não dá pra pagar a despesa”, admite Zelita, que se aposentou depois de trabalhar 29 anos como auxiliar de enfermagem. Em média o custo para escriturar um imóvel de até 500 metros quadrados em Rondônia é de até R$ 3 mil.
O governador Daniel Pereira ressaltou a implantação do programa Título Já pelo ex-governador Confúcio Moura e classificou a ação como importante para o bem estar social e econômico das cidades contempladas. “Cerejeiras vai chegar a 90% dos imóveis documentados. Isso movimenta a economia local porque o documento serve como garantia de crédito na obtenção de empréstimo financeiro para reformas e ampliação dos imóveis”, declarou Daniel Pereira.
Ainda em Cerejeiras, o governador inaugurou a estação de tratamento de esgoto sanitário que contempla 98% da cidade, visitou a recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde Feliz e participou da reinauguração do barracão da feira livre.

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Jeferson Mota e Marcelo Gladson
Secom – Governo de Rondônia