LANÇADO PROJETO QUE DARÁ APOIO À REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES DA AGRICULTURA FAMILIAR

Cidadania Notícias

Entre os benefícios está a possibilidade de geração e diversificação de renda com a implantação de Sistemas Agroflorestais.

O Projeto Plantar Rondônia foi lançado na terça-feira (24) em Porto Velho, no salão nobre do Palácio Rio Madeira. Seu objetivo é apoiar a regularização ambiental das propriedades rurais da agricultura familiar com ganhos econômicos, sociais e ambientais. As próximas etapas de lançamentos acontecerão no próximo dia 26 em Ji-Paraná e no dia 27 em Rolim de Moura.
Entre as metas está a implementação do Programa de Regularização Ambiental – PRA em 1500 propriedades da agricultura familiar e a disponibilização de insumos para recuperação de 3000 hectares de áreas degradadas.
O Projeto “Plantar Rondônia” é realizado pelo Centro de Estudos (CES) Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia – FETAGRO, com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo Amazônia.
A presidente da Rioterra, Telva Maltezo, considerou o projeto importante para Rondônia com o agrupamento de instituições que já atuam com ações socioambientais e órgãos de governos que tem interesses comuns. “Saímos do isolamento e estamos juntos nos mesmos objetivos, resultando em mais benefícios para a agricultura familiar e ao meio ambiente”, destacou.
O coordenador de programas da Rioterra, Alexis Bastos, explicou que através do projeto, serão investidos R$ 28 milhões com o objetivo implementar o Programa de Regularização Ambiental – PRA em imóveis rurais com até quatro módulos fiscais. Disse ainda que, 3600 familiares receberão assistência técnica e serão capacitadas cerca de 600 pessoas dentre técnicos, agricultores e agricultoras nas áreas de produção sustentável.
Os municípios contemplados com o Projeto Plantar Rondônia serão beneficiados com apoios nos processos de ordenamento e gestão territorial através da disponibilização de instrumentos de planejamento, capacitação e assessoria técnica. São eles: de Itapuã do Oeste, Cujubim, Rio Crespo, Machadinho D`Oeste, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Castanheiras, Novo Horizonte e Rolim de Moura.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Hamilton Santiago Pereira, destacou que é dever do Estado promover iniciativas que possam implementar a recuperação de áreas degradadas e que o Projeto Plantar Rondônia proporcionará um modelo de gestão que beneficia além dos agricultores familiares, os municípios envolvidos e as instituições governamentais que receberão as informações técnicas geradas pelas pesquisas e ações.
O presidente da Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, Marcelo Ferronato, destacou que os projetos já realizados pelas entidades envolvidas geram confiança entre os beneficiários para atingir os resultados deste novo projeto.

Fonte: CES Rioterra/Solona Ferreira