Projeto de Rondônia transforma pescadores em pesquisadores do Rio Madeira

Cidadania Notícias

O projeto desenvolvido pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé em parceria com o Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal, tem o objetivo de construir o conhecimento sobre a Amazônia a partir da experiência local dos pescadores da Bacia do Rio Madeira, com auxilio do aplicativo ICTIO.
A proposta desenvolvida dentro do escopo do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia da Wildlife Conservation Society (WCS) é inovadora para região e integra pesquisadores e pescadores no monitoramento dos peixes capturados para responder perguntas específicas dessas comunidades sobre a situação do pescado.
O projeto será realizado em sua primeira etapa no Mercado Pesqueiro de Porto Velho, e nas comunidades de Vila Nova Teotônio, São Sebastião e Novo Engenho Velho. Já na segunda etapa a intenção é ampliar o uso do aplicativo para outras comunidades além de iniciar o monitoramento da água com a metodologia do Ciência Cidadã.
No último sábado (21) foi realizada uma oficina com as comunidades para apresentar e testar o aplicativo e os pescadores se mostraram bem receptivos e dispostos a colaborar. Durante a oficina as comunidades definiram perguntas de interesse, que irão complementar a pergunta científica norteadora do projeto.
As colônias de pescadores e comunidades da região terão livre acesso aos dados coletados e ainda poderão avaliar o que está acontecendo com a pesca e com o rio, além disso a comunidade e a colônia podem se unir para se fortalecer e discutir propostas de gestão da pesca que possam beneficiar seu meio de sustento.

Taciana Guzman
Assessoria de Comunicação – Ecoporé.