Início » Notícias » Geral » Acontecimentos » Justiça do Trabalho completa 25 anos de atuação em Sena Madureira/AC e região

Justiça do Trabalho completa 25 anos de atuação em Sena Madureira/AC e região

A Vara do Trabalho de Sena Madureira/AC, localizada a 153 km da capital Rio Branco, completou no sábado (6) 25 anos de instalação. A unidade foi instalada em 6 de outubro de 1993, através da sua criação pela Lei nº 8.432/1992 de 11/06/1992.
Com abrangência também nos municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, a unidade compõem a 2ª jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC). A sua instalação no município é parte do processo de interiorização da Justiça do Trabalho, no qual o objetivo é garantir o acesso à Justiça para todos os cidadãos brasileiros.
“A comemoração das ‘bodas de prata’ também representa a consolidação da presença da Justiça do Trabalho neste município, cuja presença, indiscutivelmente, tem assegurado aos cidadãos de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus a certeza e a segurança de que poderão exercitar sua cidadania na defesa dos seus direitos”, ressaltou o juiz do Trabalho Titular, Eduardo Antonio O’donnell Galarça Lima.
Além do magistrado titular, a Vara é composta também dos servidores Miécio Carvalho Gomes de Sá, Gleison dos Santos Costa, Francisco Gilson Morais Machado, Mauro Pinto de Souza, Cícero Pereira Correia, Fernando Yuji Goularte Shirakura e Celia Feliciano de Melo Brandão.
O primeiro juiz titular da Vara foi o atual desembargador Osmar João Barneze, seguido pelos juízes, Isabel Carla de Mello Moura, Mário Sérgio Lapunka, Maria de Jesus Lins Guimarães e atualmente Eduardo Antônio O’donell Galarça Lima.
Desde março de 2014, a unidade funciona com o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e em sede própria, entregue em dezembro de 2014, na gestão do desembaragador Ilson Alves Pequeno Júnior.
O último processo físico autuado na Vara do Trabalho de Sena Madureira recebeu registro histórico em sentença, pelo juiz titular do Trabalho Eduardo Galarça, onde destacou a evolução dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho desde a sua instalação.
A sentença histórica encerra uma era em decorrência da implantação em 100% do PJe em Rondônia e Acre. Ao finalizar sua sentença o juiz concluiu afirmando que “fica o presente registro para que as gerações do amanhã tenham uma noção aproximada das origens desse sistema inovador e para que nunca percam o entusiasmo (visionário) que deve sempre permear aquele que sonha com uma Justiça célere, justa, dinâmica e mais conectada com a sociedade pós-moderna.”(Processo n.0000032-85.2014.5.14.0426).
A Vara do Trabalho de Sena Madureira destaca-se ainda por ser a primeira Vara do Trabalho com critérios de sustentabilidade e acessibilidade na região e desenvolve seu papel social através dos programas sociais.

Programas Sociais

Ações de responsabilidade social fazem parte da cultura de servidores e magistrados que atuam ou atuaram na unidade. As iniciativas cidadãs alcançam empresas, trabalhadores e estudantes, a exemplo da recente edição do “Justiça do Trabalho Vai à Escola, onde alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli tiveram um aulão de cidadania com o magistrado e conheceram um pouco mais sobre os direitos e deveres do trabalhador, bem como sobre prevenção de acidentes de trabalho.
Através do programa “Justiça do Trabalho Vai à Empresa” foram realizadas várias palestras junto à classe empresarial. Já o “Justiça do Trabalho de Portas Abertas” vem proporcionando oportunidades a estudantes de conhecerem as dependências da Vara e o funcionamento da justiça laboral.
O presidente do TRT-RO/AC, desembargador Shikou Sadahiro, saldou a todos os servidores e magistrados que ao longo desses 25 anos contribuíram com suas forças de trabalho, com dedicação e prestreza. “O comprometimento dos magistrados, servidores e estagiários são colhidos com resultados de uma prestação jurisdicional para a sociedade da região”, registrou.
Sena Madureira/AC é o terceiro município mais populoso do estado do Acre e o segundo em extensão territorial, tendo na pecuária a sua maior atividade econômica ao lado da agricultura, da extração de madeira, castanha e borracha.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação Social e Eventos Institucionais

Veja também

Minas Icesp encara o vice-lanterna em busca de sair da zona de rebaixamento

A equipe do DF precisa pontuar contra o São Francisco para se manter na Série …