Início » Notícias » Cidadania » Gestão Pública é tema de capacitação ofertada pelo Tribunal de Contas

Gestão Pública é tema de capacitação ofertada pelo Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), ministrou no auditório, em Porto Velho, capacitação sob o tema “Gestão Pública”. O curso, que conta com a participação de jurisdicionados, busca aumentar a eficiência da administração pública, principalmente no que se refere ao maior aproveitamento dos recursos e à prestação de um serviço de melhor qualidade à sociedade.
Todos os conhecimentos, orientações e informações da capacitação foram repassados pelo instrutor José Carlos de Souza Colares, auditor de Controle Externo do TCE-RO, sendo mestre e doutorando em administração, além de especialista em gestão pública. A capacitação foi realizada nessa quarta (17) e quinta-feira (18), totalizando 16 horas-aula.
Ao expor conceitos técnicos e administrativos sobre o assunto, envolvendo tópicos como variáveis básicas da administração, evolução da teoria das organizações, diferenças conceituais sobre gestão pública e administração pública, Colares detalhou estruturas do Estado Brasileiro, como autarquia, fundação pública, empresa pública e sociedade de economia mista.
Sobre a separação dos poderes, foi abordado o sistema de freios e contrapeso da administração pública, fundamental para a construção, preservação e consolidação dos ideais e princípios republicanos.
Explanou-se ainda sobre o estado do bem-estar social, cuja principal ideia é a diminuição das desigualdades econômicas e sociais entre os indivíduos, cabendo ao poder público garantir o fornecimento de uma série de serviços dos quais as pessoas devem ter amplo acesso.
Ainda foi repassada a evolução histórica do Estado e da gestão pública, suas diferentes formas de atuação, abordando tópicos como o modelo patrimonialista, a administração burocrática e gerencial. Os participantes que cumpriram efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.

Fonte: Ascom/TCE-RO

Veja também

EXECUTADO: Mecânico é assassinado a tiros em mesa de bar

O homem morreu sentado em uma cadeira