IFRO Campus Jaru parabeniza os 37 anos de instalação do município

Educação e Cultura Notícias

Nesta quarta-feira (07 de novembro) o município de Jaru, localizado em Rondônia, a 291 km da capital Porto Velho, completa 37 anos de instalação. O município contribui para o desenvolvimento do Estado destacando-se principalmente na agroindústria. Com uma população superior a cinquenta mil habitantes, Jaru possui vários municípios menores em seu entorno e há inúmeras empresas fortes nas diversas áreas do comércio instaladas na cidade.
Com o intuito de atender as demandas locais e regionais por educação profissional e tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em 2016, implantou um Campus Avançado no município de Jaru, autorizado pela Portaria nº 378 de 09 de maio de 2016. Já no ano seguinte, ocorreu a alteração de tipologia, passando a Campus Jaru, definido através Portaria nº 1.053, de 05 de setembro de 2017.
O Campus Jaru está sediado em uma área de 49 mil m², sendo a construção da primeira etapa realizada em 330 m², com bloco administrativo e salas de aula. No âmbito do município de Jaru, a oferta de Cursos Técnicos Subsequentes e Integrados ao Ensino Médio visa qualificar a mão de obra local, contribuindo para a ampliação e aprimoramento da gestão dos negócios (familiares e de gestão profissional), por meio da formação de profissionais que reúnem em sua formação diversas competências.
Com sede localizada na Av. Vereador Otaviano Pereira Neto, 874 – Setor 2, o campus possui atualmente 35 profissionais, sendo 26 docentes e nove técnicos administrativos. A unidade conta com mais de 200 alunos matriculados nos cursos Técnicos Integrados e Subsequentes ao Ensino Médio, além do Mediotec. A instituição tem procurado ser um diferencial para o município, ofertando novas possibilidades de formação para a comunidade local e circunvizinha.
O IFRO é hoje “reconhecido pela comunidade jaruense como uma escola de qualidade, que proporciona aos jovens de toda a região a oportunidade de crescerem profissionalmente, além de bons cidadãos”, destaca a Coordenadora do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, professora Ana Paula Gonçalves.
O Diretor-Geral do campus, Renato Delmonico, destaca que o IFRO, em todas as suas unidades, oferta formação profissional gratuita e de qualidade à população e também busca contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais. “E isto, mesmo com menos de dois anos de efetivo funcionamento do nosso campus, já é perceptível na cidade de Jaru, pois temos conquistado cada vez mais espaços e reconhecimento por parte da população, empresários e outros parceiros. Nossa unidade recentemente realizou a certificação de 87 alunos das áreas de Segurança do Trabalho e Comércio, e esses novos profissionais já estão sendo absorvidos pelo mundo do trabalho, especialmente pelas habilidades adquiridas em sua formação no Campus Jaru”, explica.
Renato reforça que, neste contexto, “visualizamos que realmente estamos cumprindo com o nosso papel social enquanto instituição pública. Hoje, além das áreas listadas, já possuímos o curso de técnico em Alimentos e para 2019 teremos o novo curso de Técnico em Agronegócio e lançaremos também nosso primeiro curso de nível superior, o Bacharelado em Medicina Veterinária”, comunica o diretor, acrescentando: “Neste aniversário da cidade de Jaru, o que mais gostaríamos de deixar registrado é este anseio de continuar contribuindo para o desenvolvimento da nossa região, para crescermos em parceria, possibilitando a transformação social e ampliando as perspectivas de vida através da Educação”.

Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO