Comissão de Educação pede reforço de policiamento em escolas.

Comissão de Educação pede reforço de policiamento em escolas

Cidadania Notícias

Parlamentares destacaram futura audiência pública para debater o repasse de recursos para o transporte escolar
Em reunião na manhã desta quarta-feira (21), a Comissão de Educação e Cultura (CEC), presidida pelo deputado Anderson do Singeperon (Pros) relatou casos de assaltos a escolas por inexistência de segurança e vigilância, incluindo arrastões.
Anderson recebeu denúncia de alunos e professores da escola João Bento da Costa, em Porto Velho, de que bandidos estariam adentrando as instalações e realizando verdadeiros arrastões, roubando celulares e pertences.
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) também relatou a situação da escola Maria Carmosina, também na capital, que somente este ano passou por 13 assaltos. Já foram furtadas 40 centrais de ar-condicionado, cinco aparelhos de TV, cinco computadores, dois datas show, duas lousas digitais, duas caixas de som, além de alimentos da merenda escolar.
“O governo retirou a segurança e vigilância das escolas e é preciso rever esta situação”, disse Lazinho cobrando providências dos órgãos públicos responsáveis, Seduc e Segurança Pública.
O deputado Adelino Follador (DEM) salientou que não é somente o furto, o roubo em si, mas a pressão psicológica de alunos e professores, devido à retirada de segurança e dos vigias. Segundo ele, o governador Daniel Pereira (PSB) informou que irá encaminhar alterações na lei para retorno dos vigias.
A deputada Rosangela Donadon (PDT) lembrou que no período em que estudou havia a vigilância nas escolas, e que depois foi trocada por segurança particular. Posteriormente colocaram somente a vigilância por monitoramento que está se mostrando ineficaz, frisou a parlamentar.
Diante da situação, os parlamentares aprovaram o encaminhamento de uma recomendação a Polícia Militar pare reforço de policiamento no local e a Polícia Civil para diligências e apreensão dos meliantes. Também foi solicitado sobre o número de ocorrências policiais de furtos e roubos em escolas de todo o Estado.
Também participou da reunião o deputado Ribamar Araújo (PR).
Audiência
O deputado Adelino Follador lembrou a audiência pública para tratar do transporte escolar e o repasse de recursos diretamente as prefeituras via fundo a fundo, que será realizada no próximo dia 26, na Assembleia Legislativa com a presença de representantes da Arom, prefeitos e Seduc.
Segundo o deputado a Arom e a Seduc estão elaborando em conjunto uma minuta de lei, que se aprovada durante a audiência pública já será encaminhada para votação, ainda este ano na ALE.

Fotos: Ana Célia