Início » Notícias » Educação e Cultura » Ribamar Araujo homenageia Ifro pelos dez anos de instalação

Ribamar Araujo homenageia Ifro pelos dez anos de instalação

A sessão solene homenageou também a promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Moraes
O deputado Ribamar Araujo (PR) homenageou com votos de louvor, na manhã desta quinta-feira (22) no plenário da Casa de Leis, o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) pelos seus 10 anos de instalação no Estado e também a promotora do Ministério Público (MP) estadual, Marlúcia Chianca de Moraes, pelos seus serviços prestados ao Estado.
O parlamentar agradeceu a todos e ressaltou que as homenagens foram aprovadas pela Assembleia Legislativa com unanimidade. Falou de sua satisfação em homenagear o instituto. “Hoje temos o exemplo, através do Ifro, do que é uma educação transformadora. Só enche a gente de esperança, de que nem tudo está perdido em termos de educação no Brasil”.
Sobre a promotora homenageada, Ribamar afirmou que o trabalho feito por Marlúcia deve ser reconhecido. “Quando a homenageio estou homenageando todo o MP, pois essa mulher tem representado tudo o que o órgão é, sempre com seriedade na frente de seus trabalhos, no combate a corrupção e um nível de consciência e de respeito muito grande pela sociedade”.
O magnífico reitor professor Uberlando Tiburtino Leite falou sobre as parcerias do Ifro junto a Unir e os demais parceiros. “Todos são parceiros no desenvolvimento do ensino. Ele agradeceu a universidade pelo apoio dado aos professores, através da capacitação dos profissionais da área de ensino.
“Hoje nós temos um grupo de pesquisa junto a Unir, sendo algumas das instituições com maiores solicitações de patentes, pois temos grupo de pesquisa com mais de 60 propostas com condições de serem patenteadas, além da ajuda que eles têm dado aos nossos servidores”, afirmou.
Ele também parabenizou a promotora homenageada. “É fruto do seu trabalho não só em Machadinho, mas nos lugares que a senhora passou”.
A promotora Marlúcia Chianca Moraes se disse muito feliz em ser homenageada pela ALE e junto ao Instituto. Ela afirmou que não conhecia o parlamentar proponente em pessoa e ficou satisfeita ao saber da homenagem. “Pesquisei e soube que o deputado é muito seletivo nessa questão, então fico feliz em saber que mereço essa homenagem, sabendo que ela é dada a tão poucos”.
Em discurso ela disse ter orgulho de ser membro do Ministério Público e afirmou que, hoje, não há um MP tão ativo quanto o de Rondônia. “Fico satisfeita com a homenagem, mas eu só faço o que o Ministério Público tem que fazer.
O representante do Ministério Público, Aluildo de Oliveira Leite agradeceu a sessão solene, em especial ao reconhecimento dado a promotora Marlúcia. “Parabenizo a doutora e sua família. Em nome da Procuradoria Geral nós agradecemos a homenagem a Marlúcia que, sem dúvida alguma, é merecedora desses votos”.
O ex-deputado estadual Neodi Carlos, antigo presidente da Casa de Leis, se fez presente na homenagem. “Quero aqui dizer que fico muito feliz de estar hoje nessa sessão solene. Indiretamente tenho ajudado o Ifro, recebendo alunos nas nossas empresas quando precisam fazer estágios”.
Ele fez um pedido ao reitor para que abram um campus do instituto em Machadinho do Oeste, no lugar onde funcionava a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Infelizmente ela não está mais atuando lá, então o uso do espaço cairia como uma luva para o Ifro, pois já tem a estrutura”.
O vice-reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcelo Vergotti, parabenizou o instituto e afirmou que a Unir sentia a ausência de um parceiro que faz um papel de tanta relevância.
Segundo ele, um dos maiores desafios da universidade hoje é que as pessoas usam como formação técnica, às vezes, os cursos apenas como forma de passar em concursos. “Estamos educando os filhos para arrumar um emprego e isso precisa ser mudado. Faltam pesquisadores, juízes e professores de excelente qualidade, porque as pessoas limitam o esforço”.
O representante da Fiocruz Robnei Stefanes externou os parabéns da instituição. “Em Rondônia nós percebemos a educação técnico-profissional e científica crescendo. Nossa instituição (Fiocruz) está sempre disposta a ser parceira nas pesquisas do Ifro. É bonito ver alunos e professores falarem dessa forma de uma instituição”.
Robnei disse que é dever apoiar questões desse tipo. “Que esses dez anos sejam multiplicados e que possamos, de fato, melhorar a educação do país”.
O professor do Instituto Federal, Carlos Henrique dos Santos falou um pouco sobre a história do Ifro e da importante atuação dos cursos técnicos na vida dos jovens de Rondônia. “Onde chegamos, em qualquer parte do Estado, encontramos com egressos, todos trabalhando bem, desenvolvendo suas atividades e contribuindo para o progresso do nosso Estado”.
Carlos Henrique agradeceu ao deputado por proporcionar o momento de solenidade.
Matheus Alves, egresso do instituto, falou da importância de sua formação através do Ifro. “Tudo foi importante para minha promoção acadêmica. Entrei no Ifro com 14 anos e de lá para cá muitos sonhos foram modificados, melhorados, alguns esquecidos e muitos despertados”.
Ele agradeceu em nome do Instituto Campus da Av. Calama (Porto Velho). “Dez anos de mudança na vida da população, de novos pensamentos para o povo. Dez anos de Ifro”.
Thiago Mielk, também egresso do Ifro falou sobre sua vida e as mudanças vindas graças a sua formação técnica. “Estou terminando minha licenciatura. Sou filho de produtores rurais e sei desde cedo as dificuldades de tirar do meio agropecuário o próprio sustento e viver com dignidade. Hoje sou uma das milhares de vidas transformadas pelo Ifro”.
O coronel Ronaldo Flores Corrêa, comandante da Policia Militar de Rondônia falou dos benefícios que o Ifro traz à educação caótica do Brasil. “Desejo muito sucesso a todos os professores e alunos e que continuem buscando por dias melhores”.
Ele parabenizou também a promotora Marlúcia. “Tive o privilégio de conhecê-la enquanto comandante da PM e nada mais justo que conceder essa homenagem a ela pelo trabalho feito, sendo sempre combativa e cobrando muito das autoridades públicas pelo que é certo”.

Fotos: Gilmar de Jesus

Veja também

Deputado Adelino participa da entrega de equipamento para Amorevi, em Ariquemes Parlamentar também participou de várias agendas no fim de semana