Início » Notícias » Política » Estadual » Adelino Follador emite mensagem de ano novo e faz balanço do ano de 2018

Adelino Follador emite mensagem de ano novo e faz balanço do ano de 2018


Deputado destaca em resumo as principais ações parlamentares em 2018

O deputado Adelino Follador (DEM), através de suas redes sociais, emitiu nota, vídeo e áudio, desejando a todos um abençoado ano de 2019, reforçando as conquistas realizadas em 2018 e pedindo a proteção e orientação de Deus, que Ele esteja na direção de mais um ano, e do novo mandato que se iniciará em 1º de fevereiro próximo e, novamente agradeceu pelos 12.890 votos que o reelegeu para o terceiro mandato consecutivo de deputado estadual.
Fazendo um breve e resumido balanço das principais atividades parlamentares no ano de 2018, Adelino disse considerar muito positivo, afirmando as parcerias com as Prefeituras, Câmaras de Vereadores, a harmonia entre os poderes, especialmente o legislativo e executivo estadual, a atenção recebida pelos governadores, Confúcio Moura (MDB), e depois Daniel Pereira (PSB), que manteve o compromisso na liberação de diversas emendas e atendendo inúmeras indicações, beneficiando prefeituras, instituições beneficentes e Associações Rurais.
Adelino fez visitas a diversos órgãos do Estado e escolas públicas, participou de reuniões em várias prefeituras e sessões nas Câmaras de Vereadores, principalmente na região do Vale do Jamari, sempre buscando informações sobre a realidade local, levantando as demandas e averiguando soluções junto ao governo do Estado. Em muitas situações de competência do governo federal, onde fez intervenções diretamente nos órgãos representativos ou buscou apoio junto à bancada federal.
O deputado exerceu com responsabilidade as atividades de fiscalização das ações do executivo, cobrou, convocou secretários de Estado a darem explicações de diversas situações. Muitas dessas ações trouxeram mudanças e adequações positivas para a economia e a eficácia do serviço público.
O parlamentar mostrou-se muito atuante também nas ações internas da Assembleia Legislativa (ALE), onde participou de mais de 99% das Sessões Plenárias e Extraordinárias. Foram centenas de indicações ao Poder Executivo, projetos de decreto legislativos, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e pedidos de providências e requerimentos. Adelino também atuou com plenitude nas principais comissões da ALE, especialmente na de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Agricultura e Pecuária, Comissão de Educação e Cultura e Comissão do Direito do Consumidor.
Promoveu discussões importantes, através de convocações de Audiências Públicas, destacando-se a que reuniu autoridades da Educação dos municípios e do Estado, onde foi instituído o Programa de Transporte Escolar Compartilhado “IR e Vir”, que segundo o parlamentar, passa a atender as realidades regionais. A partir deste ano nenhuma criança, adolescente ou jovem irá perder aula por falta de transporte escolar.
Suas emendas parlamentares foram criteriosamente destinadas, procurando atender os setores mais necessitados em todas as áreas, e que contemplasse o maior numero de pessoas, dando uma atenção especial à agricultura familiar. Quem tem acompanhado as publicações do deputado podem fazer suas avaliações pesquisando na internet ou em sua página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/deputadoadelinofollador/.
Para a Segurança Pública Follador destinou emendas que foram possíveis à aquisição de veículos, bens, instrumentos e equipamentos eletrônicos, essenciais no serviço de identificação e soluções de crimes, facilitando o trabalho dos Peritos Criminais.
Através da parceria com os gestores, destacando-se a atuação do diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), Júlio Kasper, que em contato com o deputado, demonstrou a possibilidade da execução do projeto de atuação em conjunto com as prefeituras municipais, para facilitar a emissão de documentos de identidade, dado as dificuldades e sofrimentos dos moradores das regiões mais distantes e a limitação das cidades polos no atendimento. Hoje graças à emenda do parlamentar para a aquisição de kits biométricos, os Postos de Atendimento do IICC estão funcionando em todos os municípios e em alguns distritos de Rondônia.
Logo no início de 2018 ocorreu as assinaturas de convênios e emendas a diversas prefeituras, atendendo vários setores, especialmente na infraestrutura em saúde, agricultura, estradas e educação.
Quanto ao aumento do nível do lago da Usina de Santo Antônio, Adelino sobrestou o projeto do Executivo e atuou ativamente intermediando as negociações junto à comunidade, especialmente de Jaci Paraná, o que foi definitivo para se chegar a negociação da contrapartida de R$ 81 milhões em indenizações. A proposta inicial não chegava aos R$ 5 milhões, beneficiando todos os municípios do Estado, ao tempo em que tentou fazer com que os colegas não aprovasse o Projeto sem as garantias adequadas, o que, no entendimento do parlamentar, tal ação consequentemente, promoveria o maior desastre ambiental do País, com danos, crimes e com a degradação total do meio ambiente e da vida humana na região.
Adelino deu atenção especial, apoiando, buscando recursos e acompanhando o progresso do Colégio Tiradentes (CTPM III) de Ariquemes, um projeto que ele acompanhou todos os processos para sua implantação e funcionamento em parceria, com gestão compartilhada, entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O deputado avalia muito positivo o resultado, inclusive com aprovação da comunidade, pais, alunos e professores.
Na greve dos professores manteve contatos com lideranças do Sintero, facilitando e promovendo as intermediações junto ao governo do Estado e Seduc, na busca de entendimento e celeridade ao fim do impasse.
O deputado Adelino apoiou e participou das ações em que definiu a convocação dos remanescentes, aprovados no concurso da Polícia Militar, em 2014, além de bombeiros e policiais civis, ficando assegurada, após intervenção junto com outros colegas deputados estaduais.
Promoveu cursos de pinturas em tecidos em vários municípios, capacitando pessoas para uma fonte extra de renda ou atividade terapêutica, através da atividade de pintura, também via Escola do Legislativo e direcionou cursos de capacitação em diversos temas, a vários municípios do Vale do Jamari.
O esporte também foi beneficiado pelo deputado, com emendas parlamentares para aquisição de materiais esportivos, através da Sejucel, indicações e apoio a várias atividades e modalidades esportivas, incluindo a realização de eventos e competições de ciclismo.
Os parlamentares derrubaram o veto do Executivo, a Lei do deputado Adelino Follador, que atribui a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), a obrigação de emitir notificação prévia formal ao produtor rural, para regularizar a vacinação preventiva em seu rebanho bovino, no prazo de 30 dias, e, ainda, promover ampla divulgação oficial da campanha de vacinação periódica contra a doença brucelose.
No combate às drogas, Adelino deu apoio total ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ministrado pela Polícia Militar, para alunos das quintas séries das escolas estaduais e municipais, incluindo suas despesas no orçamento do Estado, dando garantias para a manutenção do Programa, de modo que alcance a todos os municípios do Estado.
O deputado Adelino Follador conseguiu, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 255/18, com votação unanime na ALE, sustar os efeitos a edição, pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), da Portaria nº 80/2018, em que afetava milhares de famílias de pequenos agricultores do Estado, moradores em Área de Preservação Permanente (APP), que vivem da produção de pescado, devidamente autorizados e licenciados pela própria secretaria. Adelino também atuou bravamente contra a criação de novas reservas que prejudicaria o setor produtivo rural de Rondônia.
A implantação da Delegacia de Polícia Civil de Monte Negro e de Alto Paraíso teve a participação direta do deputado Adelino, que desde as primeiras discussões participou ativamente, articulando junto as autoridades e viabilizando a proposta junto a comunidade. Em Alto Paraíso, com o Padre José Leilson, que disponibilizou o prédio que foi adaptado por empresários para sua inauguração. Está foi uma grande vitória para a população em 2019, que lutava por isso há vários anos.
Em 2018 também foi concluída e inaugurada a nova Escola Heitor Villa Lobos de Ariquemes, uma indicação do parlamentar, que acompanhou e cobrou agilidade nas obras. Uma das unidades que integra a “Escola do Novo Tempo” é um projeto inovador e promissor idealizado pelo ex-governador Confúcio Moura.
Também foi inaugurada, através de emenda do deputado, a Sala de Judô da Escola Anísio Teixeira de Ariquemes, um projeto importante que conta com a atuação de voluntários sob a liderança do sensei Lucas Silva. Outra ação importante foi a ampliação com salas e banheiros em escolas polos do Vale do Jamari.
Através de emenda do deputado Adelino foi inaugurada uma fábrica de manilhas e calçadas de concretos, dentro do presídio de Buritis. Um projeto inovador que serve como modelo para o trabalho de apenados.
O deputado Adelino Follador teve o Projeto de Lei 1002/18 aprovado durante votação em sessão ordinária da ALE, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de ICMS para aquisição de máquinas e equipamentos realizada pelos municípios de Rondônia. A intenção, segundo Follador, é permitir que estas prefeituras possam renovar suas frotas de máquinas já sucateadas, a fim de manter a trafegabilidade de suas estradas vicinais, mantendo o escoamento agrícola e a garantia constitucional de ir e vir.
Adelino se colocou contrário e vai pedir na próxima sessão do Legislativo a anulação da sessão que votou e aprovou o Projeto de Resolução nº 408, de 19.12.2018, criando o 14º e 15º salários para os deputados estaduais. Segundo o deputado, que estava no interior, em Rio Crespo, na solenidade de inauguração do Instituto de Criminalística, a decisão da Assembleia Legislativa não se sustenta, eis que fere a norma do Regimento Interno na Casa, por não atender ao prazo regimental, que é uma exigência legal basilar, para convocação de sessões extraordinárias.
Frontalmente contra a decisão e criticando a forma como foi conduzida a sessão, Adelino Follador disse que só ficou sabendo de sua realização, após as 16h, já em Ariquemes, quando não podia mais estar presente, lembrando que na sessão anterior já havia se posicionado contra o Projeto de Resolução, tendo inclusive pedido sua retirada de pauta.

Foto: Gilmar de Jesus
Fonte: Assessoria

Veja também

Cirone Deiró pede melhoria para acompanhantes de pacientes do Hospital Regional de Cacoal

Cirone Deiró pede melhoria para acompanhantes de pacientes do Hospital Regional de Cacoal A população …