Só nos primeiros 15 dias de 2019 já foram apreendidos 15 quilos de entorpecentes. Aeroporto de Manaus é o segundo do País com maior número de apreensões.

PF apreendeu meia tonelada de drogas no aeroporto de Manaus em 2018

Notícias Policial

Meia tonelada de droga foi apreendida no ano passado pela Polícia Federal no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Caio Avanço, nos primeiros 15 dias deste ano já foram apreendidos 15 quilos, uma média de um quilo por dia.
Conforme Caio Avanço, o Eduardo Gomes é o segundo aeroporto do País, depois do aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em apreensão de drogas. “As drogas que entram no Eduardo Gomes, a maioria vai para outros Estados, mas há certa quantidade que vai para a Europa”, disse o delegado.
Caio Avanço diz que o aeroporto é considerado estratégico pelo tráfico por ser o primeiro ponto de distribuição da droga que entra pela fronteira (para o País e para o exterior). Essa distribuição se dá em pequenas e grandes quantidades, porém com maior frequência.
Dependendo do modus operandis, as drogas saem de Manaus acoplada aos corpos de pessoas que são contratadas para fazer o transporte e a entrega, conhecidas como “mulas”, mas as maiores quantidades saem em malas, fundos falsos e geralmente vão para o exterior.
Além dos 500 quilos de droga, o delegado informou ainda que no ano passado foram presas 75 pessoas, dessas 12 estrangeiras que tentavam embarcar levando droga, algumas com o entorpecente colado ao corpo e outras com o material escondido em suas bagagens, entre roupas, como recheio de travesseiros ou ainda escondida na estrutura das malas.

Fonte:Joana Queiroz
Manaus (AM)