Início » Notícias » Cidadania » Follador vai propor audiência sobre segurança das usinas hidrelétricas em Rondônia
Deputado Adelino Follador (DEM)

Follador vai propor audiência sobre segurança das usinas hidrelétricas em Rondônia

Parlamentar completa 38 anos de atuação política e assume seu terceiro mandato como deputado estadual, de forma consecutiva
Defensor intransigente da legalidade e das parcelas menos favorecidas da sociedade, tendo se notabilizado durante o último mandado pela defesa das causas das comunidades de Jaci-Paraná, Porto Velho e região, atingidas pelas alagações das barragens das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, o deputado Adelino Follador (DEM) disse nesta sexta-feira (1º) durante sua posse para o terceiro mandato de deputado estadual consecutivo, que vai propor uma audiência pública para debater com as autoridades e a sociedade rondoniense as condições de segurança das 22 barragens existentes no Estado.
Segundo ele, a sociedade precisa conhecer esta situação, e se ela está submetida a algum risco, ao mesmo tempo em que as autoridades precisam explicar seu papel e as responsabilidades do Poder Público, tanto em defesa do cidadão, quanto do meio ambiente em todas as suas manifestações, na preservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Para Follador é importante reunir todos os segmentos na Assembleia Legislativa para debater as questões que envolvem a segurança das três grandes usinas hidrelétricas de Rondônia (Samuel, Santo Antonio e Jirau), além de outras que também integram a lista das que são classificadas com algum risco para o meio ambiente e principalmente para a população.
“É nossa obrigação questionar e exigir das autoridades ambientais federais, estaduais e municipais, todas as providências relativas e vistorias de funcionamento e aos laudos de segurança”, disse o deputado.
3º MANDATO
Sua história e trajetória em Rondônia teve início ainda na juventude, liderando grupos de jovens, especialmente ligados a Igreja Católica. Candidatou-se pela primeira vez a vereador pelo Município de Ariquemes em 1982, perdendo por apenas um voto, mas na eleição seguinte foi eleito e assumiu seu primeiro cargo eletivo na Câmara de Vereadores de Ariquemes.
Mais tarde, a convite do então governador Jorge Teixeira de Oliveira, tornou-se administrador do então Distrito de Cacaulândia, e, após sua emancipação, se elegeu prefeito por três mandatos.
Também ocupou o cargo de residente da 2ª Residência Rodoviária do DER (Ariquemes), e na gestão de Confúcio Moura na Prefeitura Municipal da cidade, exerceu o cargo de secretário Municipal de Agricultura de Ariquemes, com excelentes realizações.
O mandato que se encerra, segundo ele, foi o melhor e mais produtivo, pois com a experiência adquirida, dedicação integral, participação, discussão nos mais diversos temas e atuação firme, conquistou respeito e passou a ser conhecido em todas as regiões do estado. Esse fato, de acordo com Follador, possibilitou uma contribuição sua mais efetiva para a população, trabalho que vai ser ampliado neste terceiro mandato, em benefício da população e do desenvolvimento do Estado.
O deputado é considerado um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa, presente em todas as sessões e membro das principais Comissões da Casa de Leis, como a Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Agricultura e Pecuária, Comissão de Educação e Comissão do Direito do Consumidor.
Foram centenas de proposituras, projetos de lei aprovados, e importantes emendas parlamentares com o direcionamento criterioso, visando atender o maior número possível de pessoas e instituições que prestam relevantes serviços e que fazem diferença na vida das pessoas e das comunidades.
Ao todo são 38 anos de uma vida pública destacada pelo ideal de servir, com lisura e respeito ao cidadão, que trabalha e move a economia e a riqueza do Estado de Rondônia.
Fonte:Assessoria
Foto: Lusângela França

Veja também

Deputado Eyder Brasil afirma que mola mestra da economia de Rondônia é o agronegócio