Senador do Estado de Rondônia, Confúcio Aires Moura (MDB).;

Confúcio denuncia guerrilha em terras indígenas de (RO)

Notícias Vídeos

Assim solicitou a PF, o senador da república Confúcio Moura, para investigar a guerra anunciada nas terras dos Uru-eu-wau-wau, em Rondônia.
Grileiros e fazendeiros estão ameaçando matar índios da tribo Uru-eu-wau-wau do Estado de Rondônia, para explorar de maneira errônea essas terras indígenas, que abrangem 10 municípios das 52 cidades desta região do Brasil. A denúncia partiu do ex-governador e agora senador Confúcio Moura (MDB) na manhã desta quinta-feira (14) no púlpito do senado federal. Em tom de alerta, o parlamentar exigiu a participação efetiva da Polícia Federal no caso. Pois existem riscos iminentes de assassinatos as crianças da referida etnia. O emedebista criticou a esculhambação que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) fez com a retirada da FUNAI do Ministério da Justiça.
As informações dessa guerrilha nas terras de Rondo, vem recebendo o devido monitoramento da deteriorada Fundação Nacional do Índio. No último dia (30) a FUNAI realizou uma pesquisa in loco das circunstâncias, que podem levar a resultados trágicos com essa guerra já propagada pelos órgãos do governo e de Organizações Não Governamentais. O senador da república, Confúcio Moura, foi veemente contra a exploração degradante do meio ambiente rondoniense, impetrado pela cultura do agronegócio e os seus impactos ambientais irreverssíveis.
Reiterou urgência a ação das forças de segurança pública em combate aos possíveis conflitos nas áreas de proteção e de reservas ambientais das florestas de Rondônia.
Segundo Confúcio Moura, a atual política indigenista do governo Jair Bolsonaro é fraca e desorganizada. Portanto, o presidente do Brasil deve agir rápido com os seus projetos etnos ambientais para o Estado de Rondônia, pois cada aldeia e tribo indígena do Brasil tem as suas peculiaridades. Sobretudo, as terras dos Uru-eu-wau-wau são compostas pelos rios Jamari, Cautário e Pacaas. A biodiversidade nas terras dessa tribo, é rica em faúna e flora.

Portanto, para o senador a complexidade cultural dos Uru-eu-wau-wau deve permanecer na paz. Contudo, Confúcio Moura declarou que na época da colonização do Estado de Rondônia, essa mesma tribo colaborou com o progresso do governo brasileiro, ao ceder parte de suas terras para construção da Usina Hidrelétrica de Samuel.

Fonte: mapping.