Início » Notícias » Educação e Cultura » Mulheres celebram seu dia com luta por direitos e pela vida

Mulheres celebram seu dia com luta por direitos e pela vida

No Brasil, deste início do século 21, o Dia Internacional da Mulher é marcado pela reflexão e pela luta. Mulheres de todo o país vão clamar por direitos: ao emprego, ao salário justo, à aposentadoria, à liberdade, à autonomia, à equidade e à vida.
Juntas, as mulheres vão, mais uma vez, lutar contra a opressão, a violência, a misoginia, o racismo, o sexismo e também contra os retrocessos sociais, econômicos e trabalhistas que estão sendo impostos ao povo brasileiro. E a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está com elas.
Depois da contrarreforma trabalhista, a proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro prejudica toda a classe trabalhadora e, especialmente, as mulheres. Mais tempo de trabalho e menor valor para as aposentadorias e pensões é o que se avizinha, caso a reação não seja à altura do ataque.
No campo do Jornalismo, as jornalistas continuam tendo menos oportunidades na carreira, continuam ganhando menores salários e são as vítimas preferenciais de assédio moral e sexual.
Mas existem outras batalhas e a mais sangrenta é a do combate à violência de gênero. Mulheres são agredidas nas ruas e em casa. A pesquisa Visível e Invisível – A Vitimização de Mulheres no Brasil 2ª Edição, realizada pelo Datafolha e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revela que, em 2018, a cada minuto, nove mulheres foram vítimas de algum tipo de agressão.
Os dados são alarmantes e inaceitáveis. É preciso dar um basta à violência contra as mulheres.
Também é preciso dar um basta à retirada de direitos da classe trabalhadora, inclusive do direito à sua livre organização. O futuro do Brasil não pode ser tornar-se um país de miseráveis. E as mulheres trabalhadoras devem estar na linha de frente da luta.
A FENAJ celebra a força das mulheres brasileiras, em especial das jornalistas.

Pelos direitos das trabalhadoras!
Contra o desmonte da Previdência!
Pelo fim da violência de gênero!
Pelo fim do racismo!
Por um jornalismo sem machismo!
Diretoria da FENAJ.

Veja também

Cirone Deiró pede melhoria para acompanhantes de pacientes do Hospital Regional de Cacoal

Cirone Deiró pede melhoria para acompanhantes de pacientes do Hospital Regional de Cacoal A população …