Carro clonado, fruto de roubo em Cuiabá no mês de março, foi é flagrado durante vistoria em Rondônia

Notícias Policial

pego na vistoria

Os bandidos foram rápidos, desde o momento em que roubaram um veículo, Gol, no dia 06 de fevereiro desse ano, até a última semana, quando tentaram transferi-lo para Rondônia.
Nesse período, os criminosos adulteram todas as marcações do veículo no chassi, no motor, nos vidros e nas etiquetas. Eles só não esperavam que em Rondônia, os critérios adotados durante a vistoria veicular fossem tão rigorosos.
No início desta semana, o veículo foi vistoriado em Vilhena, durante processo de transferência para Rondônia, mas a fraude foi detectada pelos profissionais da empresa terceirizada pelo Detran, para a realização das vistorias.
“Nesses casos, a empresa de vistoria encaminha um ofício para o Detran, informando a fraude. O Detran, por sua vez, comunica a polícia, que toma as medidas cabíveis, como a apreensão do veículo, as investigações e até a prisão dos envolvidos na fraude”, informou o novo presidente da Associação das Empresas Vistoriadoras de Rondônia (ASSOVIS-RO), Helano Tenório Cavalcante de Sousa, o Tota.
Tota disse ainda que os servidores das mais de 55 lojas credenciadas pelo Detran em Rondônia, são frequentemente treinados, em cursos de atualização sobre legislação, técnicas de vistorias (que permite identificar fraudes e adulterações), assim como os procedimentos padrão em situações de tentativas de fraude.
“Tudo isso dá mais segurança ao cidadão de Rondônia, que está adquirindo um veículo de segunda mão. O comprador de carros usados no estado tem um atestado de que o veículo não tem problemas como o que detectamos nesta semana em Vilhena”, finaliza o presidente da ASSOVIS-RO.
“No caso desse veículo, após análise minuciosa, podemos observar que por traz da numeração presente no chassi e nos vidros, que havia marcas, quase que completamente apagadas, da antiga numeração, a numeração original de fábrica do veículo”, revelou o profissional que realizou a perícia.
Mesmo que o veículo reprovado, durante vistoria, busque novamente burlar as leis, tentando legalizá-lo em outro local, o sistema interligado entre as empresas de vistoria, Detran e outras autoridades, como as polícias Militar e Civil e o Ministério Público Estadual, impede que isso aconteça.
O veículo clonado, flagrado durante perícia cautelar, em Vilhena nesta semana, é um Wolksvagem, modelo Gol, ano 2010, de cor vermelha.

Fonte:Leandro Quirino