Dia do Artesão será comemorado com extensa programação

Educação e Cultura Notícias

Atividades ocorrerão no dia 19 de março, das 18h às 20h, na Casa do Artesão. O espaço foi totalmente revitalizado pelo Governo do Amapá.
No dia dedicado a São José, 19 de março, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), realiza uma programação especial para comemorar o Dia Estadual do Artesão. O santo é padroeiro do Estado do Amapá e também da categoria.
No evento, das 18h às 20h, haverá a inauguração da Galeria Mestres Artesãos do Amapá, da nova identificação visual da Casa do Artesão, entrega da Carteira Nacional e Estadual do Artesão, apresentação de dança de salão, atendimentos de massoterapia, acupuntura e servido um coquetel aos artesãos.
A Galeria Mestres Artesãos do Amapá homenageia em vida e em memória, nove artesãos indicados pelo segmento como pioneiros na arte de transformar madeira, argila, sementes, cipós e outros materiais, extraídos da natureza, em arte. A galeria tem nomes como: Moacir Marques dos Santos (em vida); Miriam Hosana de Oliveira (in memoriam); Rosângela Nascimento Costa da Silva (em vida); Niná Barreto Nakanishi (in memoriam); Waldir Ribeiro Fonseca (em vida); Eleni Lima de Moraes (em vida); Mestre Trokkal (in memoriam); Marciana Nonata Dias (em vida) e Pedro Romualdo Pereira (in memoriam).
“Cada uma dessas pessoas tem uma enorme contribuição para o desenvolvimento do artesanato local, seja produzindo ou repassando seus conhecimentos para outros. O governo do Estado considerou mais do que justo prestar essa homenagem”, afirmou o coordenador Estadual de Artesanato, Paulo Moisés da Silva Ruy Secco.

Fonte: Amapá/Diario