Pessoas de baixa renda tem atendimento jurídico gratuito através do Escritório Modelo da Unesc

Cidadania Notícias

Através de uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia e Subseção de Cacoal, o Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Unesc tem proporcionado acesso à justiça para pessoas de baixa renda de Cacoal e Ministro Andreazza.
O Emaj é o Núcleo de Prática Jurídica da Unesc, vinculado ao curso de Direito, que presta atendimento jurídico na área de Direito Cível. O atendimento é prestado pelos acadêmicos do curso de Direito da instituição, orientados por advogados/professores do Emaj da Unesc.
“O Escritório Modelo é de extrema importância. Para os acadêmicos, pois possibilita o contato direto com os clientes, permitindo que eles apliquem a teoria aprendida em sala, elaborando petições e acompanhando processos, e para a comunidade, que é assistida de forma gratuita pelos acadêmicos, com todo o suporte dos professores”, explica o advogado e professor da Unesc, Esp. Thiago Caron Fachetti.
Conforme explicou o professor, para ser atendida pelo Emaj, a pessoa precisa ter renda familiar de até três salários mínimos e precisa ser residente na Comarca de Cacoal, que abrange os municípios de Cacoal e Ministro Andreazza.
O Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Unesc oferece atendimento de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. “Os principais casos atendidos pelo Emaj da Unesc estão relacionados aos processos de Direito Civil e de Família, ação de alimentos, guarda, divórcio, ação de execução de alimentos, entre outros”, destacou Fachetti.

Para os estudantes do curso, o Emaj é uma grande chance de por em prática todo o conhecimento adquirido “O Escritório Modelo ajuda os alunos de diversas formas. É uma ferramenta extra para que a gente aprenda, a colocar em prática, o que nos é passado através da teoria em sala de aula. Além disso, saber que antes mesmo de formados a gente já pode fazer a diferença na vida das pessoas é extremamente gratificante”, enfatiza Welton Alisson Viana, acadêmico do 7º período de Direito da Unesc.

Fonte: (Giliane Perin)