Pronto Socorro está sem antibióticos básicos

Cidadania Geral Notícias

A falta de medicamentos continua no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Desde a semana passada está faltando antibióticos básicos na unidade de saúde, prejudicando inclusive os pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).
Segundo um dos técnicos de enfermagem do hospital, estaria faltando os antibióticos Azitromicina, Cefalexina e Amoxicilina, fundamentais para o tratamento de infecções presentes nos pacientes internados na observação e enfermarias do hospital público. Alguns familiares estão sendo obrigados a comprar os remédios quando receitados.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou que tem faltado a Cefalexina, mas que os demais medicamentos estão disponíveis no estoque da unidade de saúde. “Já com relação à prescrição médica, quando o paciente recebe alta, os antibióticos citados para tratamento fora do hospital são de responsabilidade da Atenção Básica”, informou a pasta.
Ainda segundo a Sesacre, nenhum dos pacientes é orientado a comprar remédios para o tratamento na unidade de saúde. A versão do governo, porém, foi desmentida pela manicure Claudeane Lins, que está com o pai internado há mais de 20 dias dentro do Pronto Socorro. Ela diz que compra os remédios quase todos os dias.
“Esses antibióticos são muito fortes, e tem um que é mais caro. Eles trocaram porque o outro não fez efeito. Eu já tinha comprado o remédio do papai. Esse novo eu comprei e não deu resultado, e agora me disseram vão trocar outra vez e então eu já estou preocupada porque disseram que se a gente quisesse ia ser preciso comprar. Se a gente não comprar, é claro que ele ia ficar sem tratamento, porque disseram que não tinha em nenhum hospital”, reclama.

Fonte:Ac24horas