Aneel aprova redução de 2,60% para tarifas de energia elétrica no Acre

Cidadania Notícias

Aneel aprova redução de 2,60% para tarifas de energia elétrica no Acre
Reduções foram possíveis após a agência anunciar a antecipação de um empréstimo feito em 2014 para ajudar as distribuidoras.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26) uma redução na tarifa de energia da Eletroacre.
O mesmo aconteceu com Companhia Energética do Piauí e da Energisa Borborema (Paraíba). No Acre, segundo a decisão da empresa, a redução é de 2,60%.
Essas reduções decorrem da antecipação do pagamento do empréstimo feito em 2014 para ajudar as distribuidoras de energia a pagarem o custo extra, gerado pelo uso mais intenso das usinas termelétricas, por causa do baixo índice de chuvas.
O reajuste anual das três empresas em 2019 já foi aprovado Aneel. Portanto, o que a agência fez nesta terça foi uma revisão, que amenizará os aumentos nas contas de luz que já haviam sido autorizados.
Veja como ficam o reajuste:
Eletroacre

– Antes: 21,29%
– Agora: 18,13%

Empréstimo
A antecipação do empréstimo vai retirar das tarifas de energia dos consumidores brasileiros R$ 6,4 bilhões em 2019 e R$ 2 bilhões em 2020. O efeito tarifário da operação é uma redução média de 3,7% nas tarifas de 2019 e de 1,2% em 2020.
Pelo cronograma normal, a dívida seria paga em abril de 2020, mas com a antecipação ela será quitada em setembro de 2019. Para pagar a dívida será usado o saldo de uma conta de reserva criada no momento do empréstimo.
Desde novembro de 2015, quando o empréstimo começou a ser pago, todo mês além de quitar uma parcela da operação bancária, os consumidores também pagaram por uma espécie de seguro, que era depositado nessa conta reserva.

Protesto
O reajuste causou diversos protestos, tanto em Rio Branco, como no interior do estado. Inclusive, em Cruzeiro do Sul, uma audiência pública foi feita para discutir que medidas podiam ser tomadas contra o aumento.

Fonte: Ecosnoticias