Vice-presidente garante: “Zona Franca de Manaus é pioritária”

Vídeos

Em visita oficial a Manaus, capital do Amazonas, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, participou de evento nesta sexta-feira (29), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), onde afirmou que a Zona Franca de Manaus (ZFM) é vista com prioridade pelo governo federal. A declaração foi feita durante pronunciamento à imprensa que precedeu sua palestra “A importância estratégica da Amazônia para o Brasil”, que reuniu o superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Alfredo Menezes, dirigentes de entidades de classe e parlamentares federais e estaduais, além de representantes dos governos estadual e municipal e de diversos segmentos da sociedade.
Pouco antes do início do evento no auditório da Fieam, Hamilton Mourão destacou à imprensa sua relação com a região amazônica, tanto pessoal quanto profissional, e disse que “a Zona Franca continua sendo prioritária e temos que melhorar o que já existe aqui. Temos que colocar valor agregado aqui dentro da Amazônia. É um assunto que vem sendo discutido”.
Em seguida, durante sua apresentação ao público convidado, o vice-presidente abordou diversos pontos referentes ao atual momento do governo federal, com destaque à austeridade e ao compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro com o povo brasileiro, com vistas a trabalhar no combate à corrupção e alinhado aos anseios da sociedade, buscando a atração de investimentos e a realização de iniciativas que se reflitam em benefícios sociais, com geração de emprego e renda. “O presidente não é uma ameaça nem nunca vai ser. Ele tem um compromisso com a nossa Constituição e as nossas instituições. O período do nosso governo vai ser marcado pela busca incessante da eficiência, a responsabilidade no trato da coisa pública e sem corrupção”, ressaltou Mourão.
Após a palestra, o vice-presidente respondeu a perguntas sobre a maior inserção da sociedade amazônica em processos decisórios – em especial os que envolvam a região – e sobre a possibilidade de diversificação das matrizes econômicas regionais, a fim de fortalecer a economia. Sobre a SUFRAMA, Mourão afirmou que “ela é a nossa representante, a ligação principal entre os interesses gerais da área e o governo federal. E tem que ser usada de forma objetiva, e não com fins políticos, para que sejam aprovados, via SUFRAMA, os interesses imediatos da região”.
Antonio Silva, presidente da Fieam, afirmou que a participação do vice-presidente da República em um evento realizado em Manaus a um público tão interessado no modelo Zona Franca de Manaus foi importante para “elucidar todas as dúvidas em relação a este modelo de desenvolvimento, que é uma preocupação nossa”. Silva ainda afirmou acreditar nos militares que hoje compõem o governo federal por terem servido na região, sendo essa uma oportunidade que permitiu que se conhecesse melhor a realidade local e a Zona Franca.
O superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, pontuou que a visita oficial do vice-presidente a Manaus “fortalece de forma significativa o modelo Zona Franca de Manaus por assegurar que a Amazônia continua intocável, que é uma promessa de campanha do preidente Jair Bolsonaro. Ele ratificou que daqui nada se tira, somente se acresce e melhora”. Menezes ainda disse estar “muito contente com a palestra apresentada, que deixam claras as intenções do governo brasileiro em melhorar ainda mais o nosso País, dando liberdade, emprego e renda para a nossa população”.
Sobre a declaração de Hamilton Mourão sobre a SUFRAMA, o titular da Autarquia destacou que “o discurso do vice-presidente da República deixa clara a restauração do protagonismo que a SUFRAMA tem na região, a importância dela para fomentar o desenvolvimento de toda a nossa região – tão importante para o Brasil -, e que gera benefícios sociais não somente aqui, mas em todo o País”.

Fonte: Márcio Gallo
Foto: Adnilton Farias/VPR