Início » Destaques » Ariquemes abre os caminhos para a inovação tecnológica

Ariquemes abre os caminhos para a inovação tecnológica

Parceria entre Confúcio e prefeitura vai transformar o município em uma cidade inteligente

Na manhã de sábado (6), o senador Confúcio Moura (MDB/RO) e sua equipe técnica se reuniram com o secretário municipal de Governo, Ricardo Rodrigues – representante do prefeito Thiago Flores –, para tratar da Infovia e do desenvolvimento e implementação da cidade inteligente, projeto que faz parte do plano de atuação parlamentar 2019/2026.
Desde que assumiu o Senado Federal em fevereiro, Confúcio assegurou que suas bandeiras seriam aeducação, a ciência e a tecnologia,e que os prefeitos que se interessassem por elas, poderiam contar com seu apoio irrestrito, e assim fizeram os representantes de Ariquemes, Itapuã do Oeste e Porto Velho.
Em Ariquemes, a parceria foi fechada no primeiro mês de mandato do senador. Desde então, o parlamentar fez várias reuniões com o prefeito, secretários e profissionais de tecnologia da informação para tratar das demandas legais.
As cidades inteligentes são aquelas com políticas ativas que utilizam a tecnologia para melhorar a infraestrutura e tornar os centros urbanos mais eficientes. As medidas envolvem serviços diretos à população, segurança pública, sustentabilidade, transporte e soluções integradas de governança, educação, planejamento e transparência.
De acordo com a coordenadora de tecnologia, Genilda Flores com a implantação da tecnologia de ponta, de imediato o município poderá interligar os órgãos públicos, automatizar os serviços, oferecendo qualidade e agilidade nos atendimentos para seus moradores.
“Além de interligar os órgãos públicos, vai proporcionar a inclusão digital, impulsionar a economia, e quebrar a barreira geográfica, motivando a juventude a crescer intelectualmente e desenvolvendo assim, suas habilidades”, ressalta o assessor do senador, especialista em tecnologia da informação, James Melo.
No âmbito da segurança pública, por exemplo, a prefeitura de Ariquemes já usufrui de benefícios da tecnologia digital, com 24 câmaras de vigilância instaladas em pontos estratégicos.
Segundo o secretário de Governo, Ricardo Rodrigues a prefeitura se antecipou e elaborou o projeto de vigilância eletrônica para instalação em mais 65 pontos, em lugares definidos conforme necessidade, identificado com a guarda municipal e policia militar.
Esses pontos serão monitorados eletronicamente com câmaras digitais, supervisionadas 24 horas, – ao vivo e com armazenamento de imagens. O conteúdo também ficará disponíveis, on-line para polícia militar, civil e Rodoviária. O Investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão.
“Eu quero, junto com prefeito Thiago e nossa equipe técnica, transformar Ariquemes em uma cidade inteligente, totalmente digital.Onde se pode fazer tudo pela internet”, declarou Moura, ao dizer que vai se empenhar pelo projeto e buscar apoio nos ministérios.

Assessoria de Comunicação

Veja também

Encontro com presidente agenda data para primeira reunião do CAS

Nesta segunda-feira (24), o superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes, esteve reunido no …