Início » Notícias » Geral » Acontecimentos » LBV eleva a autoestima de idosos em Rondônia

LBV eleva a autoestima de idosos em Rondônia

Programa Vida Plena promove ações que garantem o envelhecimento saudável e a valorização de cada um deles.
O sorriso no rosto já demonstra a alegria dos idosos de participar dos encontros do programa Vida Plena, desenvolvido pela Legião da Boa Vontade em Porto Velho/RO. A chegada deles na unidade da LBV no bairro Pedrinhas logo é notada com as conversas alegres, descontraídas e a felicidade de reencontrar os amigos. Eles participam de atividades e nelas redescobrem o seu papel na sociedade.

O objetivo do programa é contribuir para a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos por meio de atividades que colaborem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais.

Ao participar das atividades na LBV, o sr. Raimundo Gomes da Costa, 71 anos, encontrou as informações e orientações sobre os seus direitos enquanto idoso e a alegria de compartilhar bons momentos durante as oficinas do programa Vida Plena. “A LBV chegou para nos ensinar, a conhecer mais sobre os direitos dos idosos. Eu me sinto muito mais alegre, porque é uma bênção de Deus essas atividades. Eu acho muito bom aqui, não fico sozinho em casa. A gente ficava muito em casa, sem informação, sem orientação. E a LBV veio para nos ensinar, aprender cada dia mais, nos trazendo muita alegria. Eu fico muito agradecido por poder vir aqui, com grande alegria no coração e quando chega aqui nós nos sentimos muito bem”.
O entusiasmo da senhora Sebastiana de Lima, 72 anos, mostra o quanto os dias na LBV tem feito bem para a sua vida. Ela, que relata os desafios que já enfrentou na vida trabalhando pelo interior de Rondônia, exibe um grande sorriso no rosto ao falar dos momentos alegres que passa ao lado dos amigos na LBV. “Me divirto, fico alegre aqui com os amigos. A gente conta os dias para vir aqui na LBV!”
Voluntariado: um ato de amor
A senhora Juraci Maria de Oliveira é voluntária da LBV. A alegria dela é ver o esforço de uma geração que não teve a oportunidade de aprender. Com o apoio da LBV, cada um vai descobrindo as suas habilidades com o artesanato. “Temos uma preocupação com a natureza e trabalhamos com a reciclagem, com o menor custo. Tudo tem seu aproveitamento e surgem coisas bonitas. É muito satisfatório, eu gosto muito de ensinar, isso é um prazer. Se cada um fizesse um pouco do que a LBV faz, teríamos um país melhor”.
A voluntária destaca o diferencial do trabalho da Instituição, valorizando cada atendido. “Aqui eles são muito bem tratados e o carinho que eles têm por esse espaço é muito grande. Ficam entusiasmados em participar, tanto as mulheres quanto os homens”, destacou.
Valorização
De acordo com Ana Maia Teixeira, assistente social da LBV, os idosos estão redescobrindo a alegria de viver. “A maioria dos nossos atendidos vivem sozinhos, isolados. Aqui na LBV eles participam de oficinas e isso tem garantido a autonomia dos atendidos. Muitos deles estavam tristes, alguns com depressão e aqui eles se sentem valorizados. Essas atividades vêm transformando vidas e melhorado a autoestima dos idosos”, completa.
Visite a LBV! Em Porto Velho/RO, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Avenida Farquar, 3.470 – Pedrinhas. Outras informações pelo telefone (69) 3221-0747.

Fonte: Paulo Sergio Araújo

Veja também

Jair Montes critica ações abusivas da Energisa contra consumidores

Deputado também cobrou melhorias nas estradas de Rondônia O deputado estadual Jair Montes (PTC) usou …