Governador enaltece o Judiciário de Rondônia durante a visita do ministro Sérgio Moro

Cidadania Vídeos

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, visitou Porto Velho para endossar o apoio ao lançamento das medidas implementadas pelo governo do Estado para prevenir e combater à corrupção em Rondônia. Das mãos de diversas autoridades, dentre elas da diretora de comunicação social da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Mendonça Tourinho, o ministro foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon, concedido pelo Executivo em reconhecimento às personalidades que contribuíram ou prestam relevantes serviços à sociedade rondoniense, nos mais diversos campos, entre eles, o jurídico.

No âmbito estadual, foram apresentados três projetos de lei, três decretos e dois acordos de cooperação técnica para coibir crimes contra a administração pública, promover a transparência e a criação do Fundo Estadual de Combate à Corrupção. O ministro Sérgio Moro aproveitou para apresentar as ações de combate à criminalidade na esfera federal, tais como as propostas de alteração em diversas leis para tornar mais severa as penalidades contra a corrupção, o crime organizado e a criminalidade violenta. “Teremos o Banco Nacional de Perfis Genéticos que é uma moderna versão digital. É uma forma mais eficaz de investigar esse tipo de criminalidade que geralmente deixa vestígios de sangue, ou corporal. São crimes que podem ser coibidos pela polícia e identificados o autor. Eu tenho conversado com os parlamentares federais e sinto que é grande a receptividade. Nós fazemos um trabalho de convencimento e espero que o Governo Federal seja bem sucedido nessa tarefa. Não é um projeto do governo. O governo foi eleito com essa plataforma de enfrentar a criminalidade violenta, o crime organizado e dar respostas para quem anseia por uma administração pública mais íntegra”, afirmou o ministro.

O governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, aproveitou a visita do ministro Sérgio Moro para ressaltar o trabalho desempenhado pela magistratura de Rondônia. “Se fizermos uma comparação em todo país, Rondônia é o Estado que tem o menor quantitativo de presos provisórios. É uma taxa bem pequena e são poucas as condenações provisórias. Nós verificamos a atuação bem eficiente dos nossos magistrados e da nossa Justiça. Acreditamos que os juízes trabalham muito bem e temos uma boa relação entre os Poderes, inclusive o Judiciário”, destacou.
Antes de receber a comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon, no Grau-Cruz que é a mais elevada honraria conferida pelo Governo de Rondônia, o ministro Sérgio Moro agradeceu o apoio recebido pelo grupo de magistrados brasileiros durante as fases mais sensíveis de investigação da Operação Lava-Jato. “A juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia, Euma Mendonça Tourinho, esteve há alguns anos atrás em Curitiba juntamente com um grupo de juízes dando apoio em momento da Lava-Jato”, relembrou. A magistrada mencionada pelo ministro foi convidada pelo governador a igualmente entregar a comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon ao ministro.

Marco Sales
Assessoria de Comunicação – Ameron