SUFRAMA é convidada para missão empresarial em El Salvador

Acontecimentos Notícias Política Federal

O superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, recebeu, nesta terça-feira (7), na sala de reuniões do gabinete da Autarquia, a embaixadora da República de El Salvador, Diana Venegas, acompanhada do cônsul honorário do país em Manaus, Amilcar Baires, e da ministra conselheira da Embaixada, Marcela Renderos. Em sua segunda visita a Manaus e à SUFRAMA, a embaixadora demonstrou o interesse estreitar as relações empresarias com a Zona Franca de Manaus (ZFM) e convidou a Autarquia para uma missão empresarial que ocorrerá naquele país no mês de novembro.
“Estamos em uma nova fase da relação com Manaus, agora com o nosso cônsul honorário, e um dos objetivos mais importantes da nossa visita oficial a Manaus nessa oportunidade é identificar áreas potenciais de trabalho que permitam a aproximação entre os setores salvadorenhos empresariais com esta região”, disse a embaixadora.
Diana realizou uma apresentação sobre El Salvador, que, segundo ela, possui 17 Zonas Francas e é o sétimo melhor país para se fazer negócios na América Latina, com inflação de 0,6%, tarifas de energia competitivas para o setor comercial e industrial, infraestrutura interconectada e acesso preferencial a cerca de 1,2 milhão de consumidores de 43 países do mundo. “Estabelecemos uma lei de zonas francas como modelo de desenvolvimento de El Salvador e tivemos que fazer uma atualização em 2016 por causa das demandas da Organização Mundial do Comércio. Atualmente temos uma lei muito moderna nas áreas de serviços internacionais, energias renováveis, turismo e investimentos”, explicou.
A SUFRAMA, por meio da Coordenação-Geral de Comércio Exterior, também realizou uma apresentação sobre os incentivos fiscais e as vantagens de investimentos na Zona Franca de Manaus, bem como a distribuição logística e as possibilidades de integração por meio do Pacífico. Na relação comercial entre El Salvador e o Estado do Amazonas, o Estado exporta mais do que compra, sendo, em 2018, US$ 621.7 mil em exportações e US$ 41.9 mil em importações. Os principais produtos exportados são motocicletas e lâminas de barbear e as importações são, sobretudo, de componentes.
Missão empresarial
A embaixadora aproveitou a ocasião da visita para convidar o superintendente da SUFRAMA para uma feira de negócios em El Salvador prevista para a primeira quinzena de novembro. “A ideia da missão é, por um lado, orientar o fortalecimento para parceria comercial e, por outro lado, orientar a promover turismo recíproco. Também podemos aproveitar a ida do superintendente para uma troca de experiências com indústrias, no sentido de conhecer o modelo salvadorenho de zonas francas, quais são os logros que temos alcançado, quais são os desafios que ainda temos”, afirmou Diana.
O superintendente Alfredo Menezes demonstrou interesse em levar a SUFRAMA para a missão empresarial, e afirmou que irá articular a ida conjuntamente com o governo do Amazonas e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), que também são do interesse da embaixada que participem. “Uma das nossas prioridades é o turismo e essa feira vai ao encontro da nossa proposta de atuação. Podem contar conosco com um estande do evento e para a troca de experiências com as indústrias locais”, disse.

Fonte: Texto/foto: Layana Rios