O anúncio ocorre horas depois da demissão do ex-presidente da área Elmer Vicenzi, realizada na noite dessa quinta-feira (16/5)

Ministério confirma Alexandre Lopes como novo presidente do Inep

Educação e Cultura Notícias

O anúncio ocorre horas depois da demissão do ex-presidente da área Elmer Vicenzi, realizada na noite dessa quinta-feira (16/5)

O Ministério da Educação confirmou, na manhã desta sexta-feira (17/5), a nomeação de Alexandre Lopes como o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio ocorre horas depois da demissão do ex-presidente da área Elmer Vicenzi, realizada na noite dessa quinta-feira (16/5).
Segundo a pasta, a exoneração ocorreu por um pedido próprio. Ele ficou menos de um mês no cargo. Apesar do MEC afirmar que a saída dele foi voluntária, fontes afirmam que o real motivo da exoneração teria sido uma disputa interna com a procuradora-chefe do Inep, Carolina Bicca.
O desentendimento teria ocorrido porque Vicenzi teria retirado a função comissionada de um dos procuradores, o que desagradou Bicca. Ela então teria recorrido ao secretário-executivo do Ministério da Educação, Antônio Paulo Vogel, afirmando não aceitar a mudança e que só ficaria no cargo caso Vicenzi saísse.
Ele defendia a transparência dos dados produzidos pelo Inep, como avaliações e indicadores educacionais. havia divergências também em relação ao Enem.
O ex-presidente elogiava a forma como o Enem é atualmente e inutilizou o relatório de uma comissão que foi formada na gestão anterior para analisar a “adequação” das questões. A ideia era a de que o grupo identificasse questões que tivessem “teor ofensivo”. Ele chegou a declarar que os itens (como são chamadas as perguntas da prova) são bens públicos e não poderiam ser jogados fora.
Saídas recentes
O novo presidente é o quarto ocupante do cargo desde o início do ano, desde a saída de Maria Inês Fini, que ficou duas semanas no posto, e Marcus Vinícius Rodrigues, que dirigia o órgão desde 22 de janeiro.
O novo presidente do Inep trabalhou no governo do Distrito Federal como secretário de Políticas Públicas do Distrito Federal até o final de 2018.
Atualmente, ele ocupava a função de diretor legislativo da Casa Civil da Presidência da República, mesmo local em que o ministro trabalhou antes de assumir seu posto atual. Lopes é servidor público de carreira na área de comércio exterior, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Fonte:CB/IngredeSoares