Em homenagem ao Dia do Assistente Social, Geraldo da Rondônia fala de valorização e incentivos da categoria.

Em homenagem ao Dia do Assistente Social, Geraldo da Rondônia fala de valorização e incentivos da categoria

Cidadania Notícias
Deputado destacou que vem atuando no investimento do serviço social em todo Estado

Para homenagear os profissionais de serviço social, o deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC), realizou na última semana, no plenário da Assembleia Legislativa sessão solene em homenagem ao Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. A intenção era debater sobre a valorização do profissional que atua no combate às desigualdades sociais, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos.
Geraldo da Rondônia destacou que vem atuando no investimento do serviço social em todo Estado, e quer propor uma mudança na forma como esses profissionais são vistos em cada setor. “Temos pessoas abnegadas e totalmente dedicadas a função de ajudar o próximo. O Assistente Social permite um atendimento mais humanizado e proporciona as pessoas um sentimento de cuidado”, pontuou.
Em palestra, a Assistente Social Maria Inês Soares Oliveira fez palestra sobre as contribuições do serviço social no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. Segundo ela, ainda é um tema com muito tabu, pois envolve outras áreas da família.
Ela afirmou que é o profissional da área da Assistência Social que atende tantos os agressores quanto as vítimas, para tentar ajudar no processo de convívio familiar.
Geraldo da Rondônia promoveu ainda homenagem a Maria Inês com Voto de Louvor, pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Durante seu pronunciamento, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social em Rondônia (Cress), Noemi Ribeiro de Assis Lemos, falou sobre Lei de amparo a categoria aprovada em 2010, pelo Congresso Nacional que estabelece carga horária de trabalho aos profissionais de 30/h semanais, e que até hoje não é aplicada nos espaços púbicos em Rondônia.
Ela pediu as autoridades competentes que analisem e coloquem em prática essa carga horária, pois o Assistente Social está arrolado dentre as 14 profissões da área da saúde, que estabelecem limite de carga de trabalho.
A fala da presidente do Conselho contou com o apoio do deputado Geraldo, que reforçou o propósito de valorização da classe.
Ainda fazendo parte da composição da mesa, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Carlos Henrique Gomes Sousa, defendeu novas políticas de investimentos para o setor, bem como a aprovação da lei do SUAS, que organiza e compromete a responsabilidade do Estado com a população, que já passou pelo Poder Executivo e deve seguir para Casa de Leis para análise e votação.
A secretária estadual da Assistência Social Luana Rocha, falou sobre os projetos e programas sociais executados pela pasta em Rondônia, e que a Seas tem como missão continuar investimento em políticas públicas voltadas para a área social.
A Secretária Adjunta de Assistência Social e da Família (Semasf) Ana Maria Negreiros destacou o trabalho realizado pelos profissionais, especialmente nos abrigos de Porto Velho para crianças, jovens, adultos e a terceira idade que são acolhidas, por conta de diversos fatores, mas quase sempre pela violência familiar.
Geraldo da Rondônia encerrou o evento falando um pouco de seu histórico de defesa das causas sociais e sobre seu papel político de defender essa classe profissional tão atuante na busca dos diretos e igualdade dos menos favorecidos.
O parlamentar mencionou ainda o papel da sociedade na defesa dos direitos da mulher e a importância de ações também políticas que visam acabar com índices de feminicídios ou violências domesticas.
Prestigiaram ainda a solenidade os deputados Laerte Gomes (presidente da Casa de Leis), Adelino Follador, Edson Martins e Jean de Oliveira.
Fonte:Assessoria