Universitários de RR esclarecem dúvidas sobre o desenvolvimento regional

Educação e Cultura Notícias

Como parte da programação itinerante que a Universidade Estadual de Roraima (UERR) promove em Manaus neste mês de maio, aproximadamente 20 acadêmicos e professores do Curso de Licenciatura em Geografia da UERR visitaram a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) nesta sexta-feira (24) para acompanharem a palestra “O Sistema Regulatório da Zona Franca de Manaus (ZFM) e o papel da Suframa”, proferida pelo coordenador-geral substituto de Estudos Econômicos e Empresariais da Autarquia, Jessé Rodrigues.
A iniciativa da Universidade visa a proporcionar aos universitários um aprofundamento dos conhecimentos referentes a atividades e projetos que fomentam o desenvolvimento regional.
Durante a palestra, Rodrigues explicou, por meio de dados estatísticos e vídeos, diversos conceitos relacionados ao modelo Zona Franca de Manaus, buscando demonstrar como a atividade econômica do Amazonas repercute positivamente em outros Estados brasileiros e tem a capacidade de gerar emprego e renda para a população de todo o País. Ele também abordou a possibilidade de investimentos da Autarquia em prol do desenvolvimento regional, mediante convênios para transferência de recursos federais, e explicou que, mesmo com os gargalos da infraestrutura logística da região e a grande distância para os principais mercados consumidores do País, as vantagens comparativas ofertadas compensam os investimentos industriais.
Após a apresentação, os acadêmicos tiveram a oportunidade de fazer suas considerações e tirar dúvidas. As principais questões feitas foram sobre a atuação da unidade da Suframa em Boa Vista e das especificidades tributárias para empresas situadas na capital roraimense, bem como sobre o desenvolvimento de tecnologias próprias na região visando, futuramente, à inserção competitiva de produtos made in ZFM no mercado global.

Fonte: Suframa
Texto/foto: Diego Queiroz