Início » Notícias » Política » Municipal » Prefeito de Monte Negro ganha prêmio nacional de Prefeito Empreendedor do Sebrae em Brasília
Prefeito Empreendedor do Sebrae em Brasília.

Prefeito de Monte Negro ganha prêmio nacional de Prefeito Empreendedor do Sebrae em Brasília


Evandro Marques e Charles Damasceno



O Sebrae Nacional realizou, na noite desta quarta-feira (5), em Brasília, a solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) a 14 gestores municipais de todas as regiões do país. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos que tiveram como objetivo a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais (MEI). Instituído em 2001, o prêmio já recebeu mais de 10 mil projetos e teve 94 ganhadores em nível nacional. Durante o evento, o presidente da instituição, Carlos Melles, ressaltou a importância das propostas apresentadas para o desenvolvimento dos pequenos negócios, que são responsáveis por movimentar a economia de milhares de municípios brasileiros.
Para Melles, a noite desta quarta-feira foi uma celebração, ao dar as boas-vindas aos prefeitos concorrentes ao prêmio. “É uma noite vitoriosa e a mais alegre que o Sebrae tem”, afirmou o presidente, ressaltando que todos os 144 gestores presentes já eram vencedores. “Todos venceram em seus estados e têm a motivação do empreendedorismo e de melhorar a qualidade de vida de seus municípios. E o Sebrae tem a felicidade de ser o condutor disso”, observou Melles, reafirmando o compromisso com o Governo. “O ministro da Economia, Paulo Guedes, montou uma equipe competente e as reformas virão, por isso precisamos estar juntos e preparados para gerar renda, minimizar a situação do desemprego e aumentar a produtividade”, concluiu o presidente do Sebrae.
Presente ao evento, o diretor Superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira comemorou com os prefeitos rondonienses a conquista: “Além do Prefeito Evandro, de Monte Negro, estávamos na disputa com o Prefeito João Gonçalves Filho, de Jaru, a Prefeita Glaucione Rodrigues de Cacoal, além de Chupinguaia, representada pela Prefeita Sheila Mosso. Todos são vencedores pois se destacaram e chegaram aqui, na etapa nacional. O importante é que os gestores estão cada vez mais engajados no fomento à cultura empreendedora, na simplificação de processos e na aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pois entenderam como é importante que a riqueza circule no próprio município, ao dar oportunidades para empresas locais, inclusive, fazerem negócios com o Poder Público. Estão todos de parabéns!”, concluiu Daniel.
Evandro Marques, em seu primeiro mandato no executivo, tem priorizado iniciativas que valorizem a cultura empreendedora, estimulando os pequenos negócios de Monte Negro e região. A Sala do Empreendedor do município já virou referência em todo estado e foi uma das primeiras no país a ter até viabilizado veículos e equipamentos via emendas parlamentares. Bastante atuante, o município recebe o retorno de tanto esforço: aumento na arrecadação, nas compras públicas municipais envolvendo pequenas empresas locais, que geram, consequentemente, mais emprego e renda para todos.
Os 1.130 projetos habilitados a concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2019, disputaram em oito categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios (cinco regiões), Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da Redesimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram o Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 30 deles não foram habilitados.
Finalistas
Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores em nível estadual. Dentre esses projetos, os 51 que obtiveram a melhores notas foram submetidos a uma nova comissão, desta vez em nível nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas em pequenos negócios. Todas as avaliações são realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria. Entre os prefeitos vencedores deste ano, está Roberto Cláudio, de Fortaleza, que leva o prêmio pela segunda vez. O prefeito Evandro Marques levou na bagagem o prêmio como vencedor nacional da categoria Políticas Públicas para os Pequenos Negócios da Região Norte com o projeto “Desenvolva”.
Homenagem a JK
Bastante emocionada, a filha do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, Maria Estela Kubitscheck Lopes, recebeu uma placa em homenagem a seu pai, que foi prefeito de Belo Horizonte entre 1940 e 1945. “Se um prefeito fizer o que o JK fez em suas eleições, todos serão prefeitos empreendedores”, afirmou Maria Estela, completando: “e todas as promessas de campanha do JK foram cumpridas”, discursou. “Metas prometidas, metas cumpridas”, acrescentou Maria Estela, ressaltando que o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem semelhança com o trabalho de seu pai, que era também um empreendedor.
Saiba mais sobre a atuação do Sebrae, acessando sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.

Veja também

São Paulo treina com Daniel Alves no meio-campo e Juanfran na lateral direita

Cuca escalou badalados reforços entre os titulares nesta terça-feira Os indícios de que Daniel Alves …