Cerimônia de lançamento do terceiro livro do professor jaruense, Elias Gonçalves

Professor de Jaru lança livro em grande estilo

Educação e Cultura Notícias

Aconteceu na noite da última quinta-feira (06), a tão aguardada cerimônia de lançamento do terceiro livro do professor jaruense, Elias Gonçalves Pereira intitulado “Um Tratado Sobre a Música, a Literatura e a Comunicação Jaruense”.

A solenidade foi realizada nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Secretário Regional de Governo, Anderson Dias; a Coordenadora Regional de Educação, Vanuza Cordeiro, o pastor Jersiley Ferreira da Cunha, o presidente da ACIJ, Edinilson Oliveira; a professora Núbia Passos Morali representando o senador Confúcio Aires Moura, o assessor do deputado federal Lúcio Mosquini, João Adelson, a escritora Nina Onésio, o presidente do Sindsmuj, Wellington Almeida de Souza, além de outros representantes da cultura jaruense que ajudaram a construir a história do município.

O empresário Francisco de Assis Araújo, responsável por implantar os primeiros meios de comunicação em Jaru através da Rádio e Televisão Anary ainda na década de 1980, atualmente residindo em Natal (RN), não pôde comparecer ao evento, mas encaminhou uma Carta de Indicação direcionada ao jornalista Tadeu Itajubá para representá-lo e, aproveitando o ensejo, parabenizou o escritor pela iniciativa de escrever a obra mais completa da história contemporânea de Jaru.
A autora do Prefácio do livro lançado pelo escritor jaruense, professora Aparecida de Fátima Gavioli, atualmente ocupando o cargo de Secretária de Educação em Goiás estava participando de um congresso internacional de educação no Chile e, mesmo não sendo possível estar presente, gravou um vídeo direto do local do evento e encaminhou ao escritor para que o mesmo pudesse ser exibido durante a cerimônia. O esposo de Fátima Gavioli, Jair Soares participou do lançamento lhe representando e confidenciou ao autor a satisfação da professora Fátima em fazer parte da escrita de uma importante página da história jaruense.
O público presente foi unânime em parabenizar o escritor Elias Gonçalves pela escrita de uma das mais belas páginas da história local, uma vez que a mesma engradece o potencial de Jaru frente ao pujante estado de Rondônia. Em um momento de nostalgia, o jornalista e músico, Gilberto Fernandes Neves, conhecido popularmente como Beto Neves, relembrou parte da trajetória do autor do livro que estava sendo lançado ao fazer um paralelo com o jornal A Notícia, um periódico surgido na década de 1990 e que desde a primeira edição teve um papel relevante na história local, além de conquistar inúmeros prêmios. O cantor e compositor Marcos Roberto da Silva, o Marquinhos da Banda Swing & Country, des tacou que foi uma honra ser um dos primeiros entrevistados por Elias Gonçalves e desde o início se encantou com o trabalhado idealizado pelo professor jaruense.
A coordenadora Regional de Educação, professora Vanuza Cordeiro, representou o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu e, além de rememorar os tempos em que Elias Gonçalves foi seu aluno na escola estadual Dayse Mara de Oliveira Martins, em Jaru, transmitiu os parabéns do responsável pela educação estadual, professor Suamy Vivecananda.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaru (Sindsmuj), Wellington Almeida de Souza também felicitou o professor Elias Gonçalves e destacou o período em que tanto ele quanto o escritor cursaram o ensino superior através do Programa de Habilitação e Capacitação de Professores, o Prohacap, onde concluíram com êxito no ano de 2007, mesmo ano em que Elias lançou o seu primeiro livro. Wellington, porém, lamentou a ausência da administração municipal que, mesmo sendo convidada de forma antecipada, não compareceu e também não enviou nenhum representante, embora se tratasse de uma importante obra local lançada por um servidor do município de Jaru.

Fonte/Fotos:Anoticiamais