Semana do Meio Ambiente: Viveiro Cidadão promove plantio, sensibilização e educação ambiental

Educação e Cultura Notícias

A Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, através do projeto Viveiro Cidadão deu início as atividades em alusão a semana do Meio Ambiente na segunda-feira (03) com o plantio de mudas de espécies nativas às margens do rio Anta em Rolim de Moura. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semmadu) e Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por meio do curso de engenharia florestal.

Durante a atividade para recompor a mata ciliar de parte de um dos principais rios que cortam o município, a equipe da Ecoporé participou, orientando a forma correta do plantio e reforçando os benefícios que as árvores proporcionam ao ambiente, desde o sombreamento, diminuição da temperatura, aumento da umidade e melhoria na qualidade do ar, dentre outros benefícios.
Em continuidade às ações voltadas para a Semana do Meio Ambiente, foi a vez do município de Novo Horizonte do Oeste, contar mais uma vez com o apoio do Viveiro Cidadão, desta vez na Escola Américo Brasiliense de Almeida e Melo, onde os estudantes participaram de palestras educativas e colocaram a mão na terra, plantando mudas em áreas no entorno da escola.
Voltando para Rolim de Moura, a equipe do projeto Viveiro Cidadão, que conta com o patrocínio da Petrobras, participou nesta sexta-feira (07), de uma Marcha Educativa, organizada pela prefeitura por meio da Secretaria do Meio Ambiente onde juntamente com estudantes e professores das redes municipal e estadual de ensino, além de órgãos ligados ao meio ambiente, buscaram sensibilizar a comunidade para a importância do plantio e da preservação das áreas verdes no município.
Encerrando as atividades, a Ecoporé promove uma gincana educativa onde serão desenvolvidas diversas atividades como: desenho livre, “Quiz” com perguntas voltadas para questões ambientais, dentre outras atividades, com estudantes indígenas do Centec Abaitará de Pimenta Bueno.
A gincana objetiva levar educação ambiental de forma lúdica e participativa aos alunos despertando assim, valores ambientalmente responsáveis.
Fonte:comunicação do Gaporé