Deputado Cirone Deiró realiza sessão solene para homenagear profissionais e entidades que atuam no combate ao trabalho infantil.

Deputado Cirone Deiró realiza sessão solene para homenagear profissionais e entidades que atuam no combate ao trabalho infantil

Cidadania Notícias

Evento marca as reflexões sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

“A exploração do trabalho infantil é nociva à educação e ao desenvolvimento das crianças e traz uma série de consequências. Além dos aspectos psicológicos e educacionais, essas crianças também são impactadas em seu próprio desenvolvimento físico”, a afirmação é do deputado Cirone Deiró, ao apresentar requerimento de voto de Louvor para as entidades e personalidades que contribuíram para o combate ao trabalho infantil no estado de Rondônia. O evento será realizado no dia 24 de junho de 2019, às 15 horas em Sessão Solene e marca as reflexões sobre o Dia Mundial de combate ao trabalho infantil lembrado anualmente no dia 12 de junho.
De acordo com o deputado Cirone, combater a prática do trabalho infantil deve ser responsabilidade de toda a sociedade. “Algumas pessoas, profissionais e instituições tem liderado esse movimento, quer seja por atribuição institucional, profissional, ou pelo espírito voluntarioso. Nessa sessão solene queremos manifestar nossa gratidão e respeito pelo trabalho destas pessoas e instituições”, explicou o parlamentar, ao lembrar que o trabalho infantil é negativo ao indivíduo em todos os sentidos, pois além de continuar contribuindo com o quadro de pobreza, coloca as famílias em condições vulneráveis.
Cirone Deiró disse que o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil lembrado anualmente no dia 12 de junho deve ser usado para avaliar e cobrar do governo e das instituições responsáveis pela defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes ações concretas de combate ao trabalho infantil. O deputado defendeu maiores investimentos na educação como instrumento de transformação social, reduzindo a pobreza, bem como uma alternativa à proteção contra a exploração do trabalho infantil.
Segundo o deputado, a melhoria do nível de escolaridade da população é essencial para um aumento da qualidade de vida. “A educação aumenta o nível de consciência das pessoas e de seus direitos. Contribuindo com uma sociedade onde as crianças são mais saudáveis, diminuindo a pobreza, a exploração e os abusos no decorrer da vida”, disse, ao registrar que o trabalho infantil é negativo ao indivíduo em todos os sentidos.

Fonte/Foto: José Hilde-Decom-ALE-RO