Prefeitura inicia limpeza nas vias publicas de Cacoal

Campanha Cacoal Sempre Limpa é lançada com sucesso! Mutirão de limpeza nos bairros já começou

Notícias Política Política Municipal
Os trabalhos iniciaram pelo bairro Vitória, e seguem cronograma semanal em diversos outros bairros até o mês de setembro

O lançamento da campanha ‘Cacoal Sempre Limpa’, de limpeza urbana e prevenção a doenças, que vai atender todos os bairros do município foi nesta segunda-feira, na rua Geraldo Cardoso Campos, na entrada do bairro Vitória. Moradores do bairro, Secretários de várias pastas envolvidas na campanha, Agentes Comunitários de Saúde, agentes de Endemias, autoridades e representantes de entidades parceiras, entre os quais Clube dos Desbravadores e OAB, participaram do evento.

Nestes primeiros dias a campanha acontece nos bairros Vitória, Morada Digna, Limoeiro, Morada do Sol e Parque dos Lagos. Na quarta-feira, dia 19 de junho, os trabalhos iniciam nos bairros Habitar Brasil, Motocross e Mutirão. A limpeza dos bairros deve durar alguns dias, mas é recomendável que os moradores se antecipem deixando lixo e entulhos em frente às residências. Os moradores também estão sendo orientados sobre a prevenção de doenças pelos agentes comunitários de saúde e agentes de Endemias.
Apoio da comunidade
Os trabalhos iniciaram na rua E. O recolhimento é feito com maquinário da Secretaria de Obras e apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que irá fazer a destinação final do lixo. Uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e quatro caçambas estão sendo utilizadas no serviço.

Moradora de uma das primeiras casas atendidas, Devair Pereira ficou sabendo da ação há uma semana, por meio dos comunicados entregues pelos agentes que passaram no bairro: “É a primeira vez que acontece algo assim aqui, esta ação é muito importante, pelo menos não fica lixo na frente da casa, atraindo mosquito da Dengue”, comentou.
O presidente do bairro Vitória, Agnaldo de Assis dos Santos, agradeceu o benefício. “Agradecer a esta administração que está olhando por nós com carinho, de uma forma especial”, disse.
Prevenção a doenças
A prefeita Glaucione Rodrigues lembrou que a campanha tem dois objetivos principais: A limpeza urbana e a prevenção às doenças, principalmente a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, já que houve casos destas doenças em Cacoal: “Cacoal está na mira da dengue, nós temos 32 municípios com risco de dengue. Então nós temos que fazer o preventivo que é a limpeza, mas não é só o poder público, nós precisamos do apoio da população”, enfatizou.
O coordenador da campanha, Donizete Souza da Silva, também enfatizou a importância do apoio da comunidade para o sucesso da campanha: “É uma campanha que nós precisamos de apoio da população, dos presidentes de bairros, imbuídos nesta luta, sem o apoio deles não teremos sucesso”, analisou.
Destinação
O secretário de Meio Ambiente, Francisco Nóbrega da Silva explicou o destino dos entulhos, conforme o tipo. “Aqui mesmo já estamos fazendo a seleção do lixo, o que deve ser destinado ao aterro sanitário vai pra lá. O que for galho, madeira, grama vai para o Ecoponto, e geladeiras, eletrodomésticos estamos colocando num lugar separado”, esclareceu.
Divulgação e cronograma
A divulgação da campanha é feita por meio da distribuição de panfletos e comunicados,nas redes sociais, bem como no site da Prefeitura de Cacoal, onde foi disponibilizado o cronograma do atendimento aos bairros até o mês de setembro, quando os trabalhos devem ser concluídos.

Fonte: Assessoria/Cacoal