Início » Notícias » Educação e Cultura » Escola do Legislativo e Polícia Militar parceiras em cursos de Libras e PM Digital
Escola do Legislativo e Polícia Militar parceiras em cursos de Libras e PM Digital

Escola do Legislativo e Polícia Militar parceiras em cursos de Libras e PM Digital

O deputado Jean Oliveira participou da solenidade de abertura dos cursos e da assinatura do Termo de Cooperação entre PM e escola

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa (ALE) e a Polícia Militar (PM) de Rondônia firmaram importante acordo na tarde de ontem (5), para a aplicação dos cursos de Libras e PM Digital (Informática) a profissionais militares. O deputado Jean Oliveira (MDB) que participou da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre a escola e a PM, através do 1º Batalhão Rondon, e da aula inaugural nas dependências da Escola é quem sugeriu a importante parceria.

Há tempo o titular do 1º Batalhão da PM, comandante major Carlos Alberto Gomes de Souza Júnior e o deputado Jean Oliveira formatavam uma parceria, para que oficiais e soldados da PM pudessem participar do curso de Libras da escola, segunda língua oficial do Brasil e fundamental para o relacionamento entre o policial e a comunidade surda.
Já a disciplina PM Digital iniciou o curso com 9 militares, que receberão formação de professor, para posteriormente levar os conhecimentos aos demais militares e a comunidade. A identificação com o mundo digital é prioridade nos tempos atuais, onde a informática é ferramenta essencial no dia a dia da população, não importando o seu trabalho.
O deputado Jean Oliveira parabenizou oficiais e praças da PM pela parceria, fundamental no relacionamento humano nos dias atuais, porque a surdez “é uma realidade e temos que se preparar para enfrentar a situação”, para que a participação do policial seja “cada vez mais presente junto à comunidade interagindo com sinais ou de forma digital”, argumentou.
“É um avanço, uma iniciativa da maior importância, pioneira e o início de exemplar caminhada no relacionamento social com o conhecimento de Libras sendo regra e não exceção. Mais uma vez a Escola do Legislativo é exemplo para o País”, afirmou Jean Oliveira.
O comandante do 1º Batalhão da PM, major Carlos Gomes, disse que o Termo de Cooperação com a Escola do Legislativo representa mais um passo na melhoria da qualificação dos nossos policiais, “pois sempre estamos buscando meios e formas de melhor atender a comunidade”.
O diretor geral da Escola, Fábio Ribeiro alertou que o Termo de Cooperação com a PM na capital é o início de uma parceria, que chegará ao interior, para também qualificar o policial militar com o curso de Libras, “para que ele tenha mais e melhores condições de atender a população”. Concluiu dizendo que a Escola está de “portas abertas para firmar novos Termos de Cooperação visando a qualificação do policial no atendimento à população”.
O deputado Jean Oliveira, o comandante do 1º Batalhão da PM na capital, major Carlos Gomes e o diretor da Escola, Fábio Ribeiro assinaram o Termo de Cooperação e o professor Danilo Ramos, pós-graduado na matéria fez a abertura, em Libras da Aula Inaugural com tradução do professor William Sestito aos PMs que iniciaram o curso, após a solenidade.
Os cursos têm duração de 30 horas/aula cada um. No caso de Libras o policial terá uma credencial chamada “brevê”, que o identificará no atendimento a ocorrência com envolvimento de pessoas surdas.
Fonte/Fotos: Assessoria

Veja também

Advogado pede suspensão de Acordos de Cooperação da Energisa com IPEM, Polícia Civil e Procon

O pedido faz menção ao artigo 29 da Constituição Estadual e punição ao Governo em …