Deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT).

Deputado Lazinho da Fetagro fala sobre visita a cidade cearense de Sobral

Cidadania Destaques
A Comissão de Educação foi conhecer como as escolas do município têm alcançado altos índices de desenvolvimento educacionais

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) fez uso da bancada, nesta terça-feira (24), durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa de Rondônia, para falar sobre a visita que fez à cidade cearense de Sobral, como presidente da Comissão da Educação da ALE. Ele foi acompanhado dos deputados Alex Redano (Republicano), Cirone Deiró (Podemos) e Adelino Follador (DEM).
O objetivo da visita foi conhecer como funciona o sistema de ensino do município de Sobral, que alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas séries iniciais e finais do ensino fundamental.
Lazinho disse que tiveram uma recepção calorosa por parte da equipe municipal de educação de Sobral. Os parlamentares visitaram a escola José da Mata e Silva que tem mais de 700 alunos e, no ano passado, alcançou a nota 9,3 no IDEB e planeja para 2019 chegar a 9,5. “Algumas escolas em Sobral chegam a 9,8”, declarou.
Outra informação dada pelo deputado é que, no município, não se faz votação para escolha de diretor de escola, mas sim investimentos em capacitação e cursos. “A escolha do gestor da escola é feita por meritocracia”.
Lazinho da Fetagro afirmou também que, a avaliação dos alunos é feita individualmente e a carga horária dos professores é dividida. “Das 40 horas de contrato, 27 são para capacitação mensal”, explicou.
Diante desses resultados em Sobral, o deputado questionou quanto custa fazer uma educação diferenciada? “A lei prevê que se gaste 25% com educação, em Sobral gastou-se 26%”, respondeu.
Ao final da explanação, Lazinho convidou os parlamentares para participarem de uma audiência pública, no próximo dia 14 de outubro, organizada pela Comissão de Educação, e que contará com as participações do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), e do secretário Municipal de Educação Francisco Herbert Lima Vasconcelos. ”Não existe país de primeiro mundo sem educação”, finalizou o deputado.
Fonte:Assessoria