Início » Notícias » Educação e Cultura » 15 de Outubro dia do Professor – Todo docente deveria ser homenageado com um Oscar e um Prêmio Nobel
Professor Ruzel Costa Colégio e Curso Sapiens e IFRO – Porto Velho - RO

15 de Outubro dia do Professor – Todo docente deveria ser homenageado com um Oscar e um Prêmio Nobel

Existe profissão mais importante do que a de Professor? A resposta é Não, então somos merecedores desses prêmios.
Mesmo com pouca valorização salarial, escolas sucateadas, violência, os professores estão firmes e fortes, muitas vezes contribuindo do seu próprio salário para que as aulas sejam mais atrativas, ou então colaborando para as festividades como, por exemplo, o dia das crianças, principalmente os professores das séries iniciais.
Nossa profissão deveria ser a mais bem remunerada, reconhecida com um sistema de aposentadoria justo, afinal o que seria a sociedade sem os profissionais da Educação?
Nesse dia comemorativo, muitos políticos sobem nos palanques, fazem discursos sobre a importância dos professores, e tal…, mas sem propostas, projetos efetivos que poderiam contribuir para que os docentes exerçam com mais efetividade sua profissão. Muitos não lembram que graças aos professores estão em um mandato eletivo ou estão no mundo político.
Breve Histórico
O dia mundial do Professor é celebrado em 05 de outubro pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1994, para celebrar a aprovação, em 5 de outubro de 1966, a Recomendação juntamente com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre o Estatuto dos Professores.
No dia 5 de outubro celebra-se também a adoção, pela Conferência Geral da UNESCO, em 1997, da Recomendação sobre o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior.

No Brasil dia 15 de Outubro, pois em 1827, o Imperador Dom Pedro I assinou a primeira lei sobre o ensino primário, e é conhecida comumente como Lei Geral relativa ao Ensino Elementar, sendo considerada um marco no Brasil por ter sido a primeira a regulamentar questões relacionadas ao sistema educacional brasileiro.
Parece que o Dia do Professor foi comemorado pela primeira vez em 15 de outubro de 1933, com uma missa e sessão cívica no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa partiu da Associação dos Professores Católicos do Distrito Federal – Rio de Janeiro e ficou conhecido como Dia do Primeiro Mestre. Seu objetivo era dar às pessoas ocasião para demonstrarem a gratidão ao seu primeiro professor. A primeira comemoração de um dia inteiramente dedicado ao professor ocorreu na cidade de São Paulo, no Ginásio Caetano de Campos, por iniciativa de alguns professores, em 15 de outubro de 1947. A celebração foi um sucesso, espalhou-se pela cidade e nos anos seguintes pelo país, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
DECRETO nº 52.682, de 14 de outubro de 1963 – Declara feriado escolar o dia do professor.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal, Decreta:
Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.
Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.
João Goulart
Para a estudante Dominique Bom de Freitas “Na minha opinião, ser professor é uma das profissões mais nobres que existem e com certeza a mais importante em uma sociedade, pois é o que nos dá uma base, como um leque de possibilidades para um futuro melhor. Um professor(a) além de possuir vasta sabedoria, também é capaz de transferir a seus estudantes o conhecimento adquirido em anos de experiências em um bimestre ou menos. Apesar da sua grande participação e importância desde a antiguidade, infelizmente essa profissão não é valorizada como merece, principalmente no Brasil, realidade ainda vigente no país e que precisa ser mudada”.
Uma carreira pouco procurada por falta de salários justos e muitas vezes a questão da segurança.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas, resultados de pesquisa realizada, que continuam valendo, traz dados concretos e preocupantes, pois apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio têm como primeira opção no ensino superior as graduações diretamente relacionadas à atuação do Magistério, como o curso Pedagogia ou alguma Licenciatura. Apesar de reconhecerem a importância do professor, os pesquisados afirmam que a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada, com rotina desgastante, além da crescente violência nos estabelecimentos de ensino. O professor teria que ter uma das melhores remunerações entre as classes profissionais.
Professores no Sistema Prisional
Para muito a educação no Sistema é desnecessária, é jogar dinheiro fora, sendo tão importante e necessário, apesar de todos os obstáculos, superamos tudo para levarmos um pouco de conhecimento e atenção aqueles que frequentam as salas ou as “celas” de aula, portanto ensino diferenciado. São vários depoimentos dos reeducando da grande importância da escola e dos docentes, como: “O que dizer para vocês Professores, com que palavras usarei para agradecer por tudo o que fazem por nós, pelo tamanho da dedicação de todos conosco, em transmitir todo seu conhecimento, em nos ensinar tudo que aprenderam e em compartilhar o conhecimento de vocês…” ou “As escolas do sistema prisional dão uma nova oportunidade para os reeducandos que cumprem suas penas. Não conheço a fonte, mas ouvi falar que no Japão todos se curvam diante do Imperador, a única profissão eu no precisa se curvar e do Professor, isso mostra que lá o professor além do reconhecimento da sociedade tem o respeito de toda a nação. Espero que um dia nós brasileiros também possamos ter esse reconhecimento…”.
Pesquisa revela o que os professores sentem em relação ao ofício de educar
Por Jornal Nacional 14/10/2019
O que a pesquisa descobriu é que 77% dos professores brasileiros gostam do que fazem, gostam de estar ali, ensinando. Eles acreditam que dentro de uma sala de aula, fazem a diferença na vida dos alunos.
A pesquisa mostra que lecionar é uma profissão de fé no futuro. Para 74% dos professores ouvidos, a possibilidade de construir um Brasil melhor é a maior recompensa da profissão.
“Apesar das condições adversas, apesar dos salários baixos, ele se sente motivado. Então, o professor consegue ultrapassar suas próprias barreiras para ir além e realmente ensinar os alunos”, afirma Ana Maria Diniz, presidente do conselho do Instituto Península”.
As Professoras e aos Professores da Educação Infantil – que os pequenos costumam chamar de “tias e tios” minha grande admiração, pois acredito que o interesse, aos estudos, preparação para o Enem, vestibulares e outros concursos começa nessa faixa etária, nesse segmento de ensino, é o professor é essencial.
Para o estudante do Ensino Técnico Abimael Fernando de Souza “A formação profissional de um cidadão, depende imprescindivelmente da qualificação do ensino transmitido através dos professores para os alunos. Logo de início, é fundamental destacar que mesmo trabalhando em locais com déficit de estrutura, os docentes interpõem o máximo de empenho para proporcionar aos discentes o mínimo de qualidade de ensino, fato esse que é muito bem retratado no seguinte pensamento de Haim Ginott “ Espera-se que os professores atinjam metas inatingíveis com ferramentas inadequadas. O milagre é que às vezes eles realizam essa tarefa impossível”.
É necessário ressaltar a importância que os professores exercem para com a sociedade, logo que desde o professor de ensino fundamental até o professor universitário, exercem o papel de formar um cidadão com capacitação para o mercado de trabalho e com um excelente caráter profissional.
Os professores também influenciam no interesse de nós alunos em determinadas disciplinas, existem professores que têm a exímia capacidade de encantar seus alunos ao explanar tão bem e detalhadamente sobre determinados assuntos, nos direcionando a escolher uma profissão que envolva o assunto tão intrigante. É notado que a educação escolar é um dos aspectos indeléveis para o avanço social de uma nação e o reconhecimento da mesma, educação esta que é transmitida com muita dedicação por vocês professores. Feliz dia do Professor”!
Como diz a campanha de valorização ao professor vinculada na mídia “Professor é a profissão que forma todas as profissões, as que já existem e as que ainda vão surgir”.
Hoje é sempre, todos os prêmios são para os Docentes!

Professor Ruzel Costa Colégio e Curso Sapiens e IFRO – Porto Velho – RO

Veja também

Drogas apreendidas em avião, no aeroclube, são avaliadas em R$ 4 milhões

O nome da empresa, do piloto e dos suspeitos responsáveis pelos entorpecentes serão mantidos em …