Lideranças indígenas e extrativistas pensam soluções para problemáticas de comunidades tradicionais de Rondônia

Educação e Cultura Notícias


Projeto é o assunto do momento, diz Francilene de Souza Costa, jovem moradora da Reserva Extrativista do Rio Cautário, em Costa Marques. Segundo ela, é um assunto recorrente dentro da comunidade, especialmente relacionado a questão de desenvolvimento sustentável, entretanto pouco sabia sobre como estruturar um. Foi pensando na necessidade de Francilene e das comunidades tradicionais que o projeto Pacto da Floresta realizou a Oficina de Elaboração de Pequenos Projetos para e Comunidades Tradicionais de Rondônia, com a participação de diretores e diretoras de oito associações indígenas e extrativistas. O evento teve duração de três dias e contou com a consultoria da engenheira agrônoma Francivane Fernandes, coordenadora de projetos da Conservação Internacional (CI).

O curso iniciou com um breve alinhamento de diretrizes a serem levadas em consideração para a construção de propostas para a segunda chamada de projetos do Programa Casa Socioambiental Amazônia do Fundo Casa, partindo para a identificação e priorização dos problemas das comunidades, estratégias e gestão do projeto.

O projeto

O Pacto da Floresta é executado pelo Pactos das Águas e recebe recursos financeiros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através o Fundo Amazônia, e visa apoiar a consolidação da cadeia produtiva da castanha-do-brasil e o fortalecimento das atividades produtivas relacionadas ao açaí, farinha de mandioca e borracha natural, além de compatibilizar a conservação da natureza
com o uso sustentável dos seus recursos naturais nas Terras Indígenas (TIs) Igarapé Lourdes, Rio Branco e a Reserva Extrativista (RESEX) Estadual do Rio Cautário e as RESEXs Federais do Rio Cautário e Rio Ouro Preto.
Ele é estruturado em seis componentes básicos: estruturação da cadeia produtiva da castanha-do-brasil; difusão de boas práticas para melhorar a qualidade produtiva; fortalecimento das organizações comunitárias para melhor gestão de negócios da floresta; agregação de valor aos produtos da floresta com ênfase a castanha-do-brasil; alternativas de renda complementares a castanha-do-brasil; articulação institucional.

Assessoria de Comunicação
Projeto Pacto da Floresta