Presidente Laerte Gomes homenageia Secretária Municipal de Esportes e Lazer e servidores-13Nov19-Marcos Figueira-Decom-ALE-RO (1).JPG

Presidente Laerte Gomes homenageia Secretária Municipal de Esportes e Lazer e servidores

Cidadania Destaques Notícias

Serviços relevantes prestados ao Município de Porto Velho foram reconhecidos pelos deputados estaduais

Na tarde desta quarta-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) concedeu Título Honorífico de Honra ao Mérito à Secretária Municipal de Esportes e Lazer de Porto Velho (Semes), Ivonete Gomes, Voto de Louvor ao secretário adjunto, Edilson Pacheco Pinheiro, aos servidores da pasta pelos relevantes serviços prestados no município e Medalha do Mérito Legislativo ao sargento Bombeiro Adriano Rogério Kroetz.

Segundo o presidente Laerte Gomes, a Semes provocou em pouco tempo, uma revolução positiva, transformando integralmente aquele organismo, interiorizando-o e integrando-o com a comunidade, principalmente as comunidades carentes. “Ivonete é uma profissional competente. Uma mulher guerreira, uma pessoa forte, mas, extremamente sensível e generosa. Isto pode ser comprovado, nas diversas ações sociais que desenvolve anualmente, sem alardes, com o único objetivo: servir”, disse.

Ao justificar a concessão da honraria, o presidente destacou que o trabalho realizado pela secretária Ivonete Gomes tem sido notável no atendimento de inúmeras crianças e adolescentes. Entre os projetos desenvolvidos em sua gestão, o Programa Talentos do Futuro vem sendo reconhecido e hoje é considerado o maior programa de transformação social e existente atualmente em Rondônia. O programa atende crianças e jovens em dez modalidades esportivas: basquete, capoeira, futsal, futebol de campo, tae-kwon-do, ginástica rítmica, judô, natação, voleibol e xadrez.

O programa fornece todo o material esportivo necessário para a aplicação dos fundamentos práticos, coletes e uniformes, e ainda saiu na vanguarda ao se tornar o primeiro, e até agora o único do Brasil, a fornecer complementação alimentar aos alunos durante as aulas.

“Trata-se efetivamente de reconhecimento aos serviços prestados ao Estado de Rondônia, e, em particular, ao Município de Porto Velho. Dona de uma sensibilidade genuína em relação à alma humana, conserva e pratica o sentimento, o apreço à gratidão, declinando um apreço especial, principalmente as crianças e aos adolescentes, que os acolhe, por meio desse programa”, ressaltou Laerte Gomes em seu discurso.

Reconhecimento

Para a deputada Cássia Muleta a homenagem conferida a Ivonete Gomes e aos servidores da Semes foi oportuna, tendo em vista o trabalho de inclusão social que a secretaria vem realizado no município. “Vocês estão proporcionando momentos inigualáveis aos nossos jovens através do esporte e do lazer e isso precisa ser reconhecido. Vocês estão fazendo o nosso município crescer de uma forma saudável”, pontuou.

O deputado Ezequiel Neiva (PTB) disse que a homenagem é merecida e que o presidente Laerte Gomes foi muito feliz na escolha. “O investimento no esporte é muito importante. Mas, pena que quando se quer fazer cortes no orçamento, quase sempre, se começa pela pasta do esporte, infelizmente. A Ivonete Gomes, à frente da Semes, tem feito a diferença, junto com a sua equipe. Precisamos apoiar as ações voltadas ao esporte e tenho buscado fazer isso, ao longo do meu mandato”, disse Neiva.
Ele relatou que passou na quadra de grama sintética, que foi construída em Cerejeiras, através de emenda de sua autoria, com vários jovens praticando o futebol. “Me senti realizado, com uma pequena emenda, mas com um alcance muito grande, com muitos jovens ali naquele momento praticando uma atividade sadia”.
Ezequiel Neiva anunciou que, para a Zona Sul, vai destinar um recurso para a construção de uma quadra de grama sintética, para servir à comunidade. “Emenda para uma quadra sintética para uma região muito populosa e carente de espaços de lazer de Porto Velho, é a nossa contribuição ao esforço que tem sido feito pela secretária Ivonete Gomes e sua equipe”, destacou.
Sheila Bezerra, mãe da atleta de judô Alícia Sofia, do Projeto Talentos do Futuro, mantido pela Semes, fez um pronunciamento elogiando o trabalho da pasta municipal. “Nossos filhos dependem de nós e para eles terem um futuro melhor, temos que estar sempre presentes. O projeto oferece uma oportunidade muito grande para as nossas crianças e jovens e por isso estou aqui, dando esse testemunho, agradecendo pelo trabalho e reconhecendo o que tem sido feito de bom pela Semes”, afirmou.
Jeferson Ryan, professor de Xadrez, disse que “os professores estão sempre a postos para orientar e fazer o melhor. O programa Talentos do Futuro é um sucesso, pois conta com o envolvimento de todos e a condução da secretária Ivonete Gomes. A Rainha é a grande peça do xadrez. Numa partida de xadrez, tendo a Ivonete como Rainha, não perco nenhuma partida”.
Muito emocionada, a secretária da Semes, Ivonete Gomes, agradeceu ao presidente da Casa de Leis, Laerte Gomes, pela homenagem concedida a todos os servidores e destacou a confiança e oportunidade que recebeu do prefeito Hildon Chaves para trabalhar pelo seu povo.
“Esse é um dia histórico para o Esporte de Rondônia, pois é a primeira vez que aqueles que trabalham pela mais poderosa ferramenta de transformação social são homenageados por essa casa. Quem pensa que ser gestor ou servidor em uma pasta de esporte é fácil, está enganado. Nós somos bombardeados pelo preconceito daqueles que nunca viram a transformação de um ser humano através das atividades esportivas, daqueles que nunca viram o poder de superação através do esporte”, observou.
Ivonete relatou que enfrentou uma onda de ceticismo em relação a sua capacidade de assumir a gestão de uma secretaria por ser jornalista. “Uma vez um colega da imprensa me perguntou que legado eu pretendia deixar no esporte e eu prontamente responde, uma criança e hoje tenho orgulho de dizer que nós da Semes, através do programa Talentos do Futuro, estamos salvando, não uma vida, mas 1.360 vidas”, ressaltou.
A secretária afirmou que a Semes prima pela eficiência, eficácia e efetividade e que é a personificação do artigo 3º da Constituição Federal. “Fomos considerados pela Controladoria Geral do município um exemplo na gestão municipal. Estamos trabalhando para construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantido o desenvolvimento, erradicando a marginalização e reduzindo desigualdades. Para uma jornalista, acredito que me saí muito bem”, ponderou.
Ao final da sessão solene, foi apresentado um vídeo com depoimentos de alunos, pais e professores sobre o desenvolvimento do Programa Talentos do Futuro e ainda um depoimento do prefeito Hildon Chaves, destacando as ações do esporte no município e parabenizando a secretária pelo trabalho que ela vem fazendo em prol do esporte de Porto Velho.

Fonte/Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO