Início » Notícias » Cidadania » Deputado Eyder Brasil busca diálogo para resolver sobre problemas na saúde de Guajará-Mirim

Deputado Eyder Brasil busca diálogo para resolver sobre problemas na saúde de Guajará-Mirim

Em Pauta a instalação da clínica renal em Guajará Mirim, juntamente com a linha de cuidado para atendimento às crianças com TDAH


Na manhã da última terça (04), a assessoria do deputado estadual Eyder Brasil (PSL) esteve em reunião com representantes do município de Guajará-Mirim e do Conselho Municipal de Saúde e também de Guajará, juntamente com o deputado estadual Dr. Neidson. Em Pauta a instalação da clínica renal em Guajará Mirim, juntamente com a linha de cuidado para atendimento às crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
Atualmente, em Guajará-Mirim, há um total de 41 pacientes crônicos renais, sendo 31 do próprio município, e os outros das regiões próximas. O atendimento é realizado em Porto Velho.
A reivindicação do conselho é para a instalação da clínica de atendimento a pacientes crônicos renais. A Secretaria se manifestou, destacando que já existe um grupo estudando a instalação desta clínica, mas que, por enquanto está em fase de levantamento de dados.
No ano passado, o deputado Eyder Brasil já tinha dado atenção aos munícipes de Guajará e região. “É preciso um olhar mais atencioso para a saúde da população daquela localidade, inclusive quando visitei a Ponta do Abunã pude receber as demandas dos mais diversos problemas enfrentados pelos servidores”, pontuou.
Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guajará-Mirim, Alberto Carlos de Jesus, um dos motivos que levam uma porcentagem dos pacientes a desistirem do tratamento, é a distância das localidades, a dificuldade de locomoção nas estradas, o fato do tratamento ser doloroso, entre outros. Ainda existem clínicas particulares com interesse de fechar convênio com o Estado
Durante a reunião, teve como pauta também, a entrega do hospital regional, a secretária adjunta da Sesau, Katiane Maia explicou que faltam apenas 12% para a conclusão da obra e entrega, porém a empresa foi acionada judicialmente e o prazo prorrogado.
Foi solicitada também a prestação de contas sobre os convênios para a aquisição de remédios e insumos, sendo esclarecido que, em 2019 a Sesau atendeu o município com o envio de medicamentos e insumos que estavam em falta e tem atendido a solicitação da região durante os encontros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é um espaço de construção e consolidação de parcerias entre Secretarias.
Participaram da reunião os Coordenadores técnicos da Sesau, representantes de Guajará-Mirim, do Conselho Municipal de Saúde de Guajará, o presidente Estadual da Associação dos Crônicos Renais Jonas Cavalcanti, Presidente do Conselho Estadual de Saúde Elzilene Nascimento, e o Coronel Dezert.
Fonte/Foto: Marcos Figueira

Veja também

Deputado Anderson busca regularização da escola Maria Isaura

E ressalta que escola não possui salas climatizadas Visando melhorias para a Escola Municipal de …