Início » Notícias » Geral » Na Colômbia, fortes chuvas deixam pelo menos 8 mortos
Voluntários buscam sobreviventes no deslizamentos em Piedecuesta Marco Valencia / Vanguardia via EFE - 26.2.2020

Na Colômbia, fortes chuvas deixam pelo menos 8 mortos

Outras 6 pessoas ainda estão desaparecidas por conta de enchentes e deslizamentos de terra nos departamentos de Santander e Caldas

Pelo menos oito pessoas morreram e outras seis desapareceram em dois incidentes diferentes nos departamentos colombianos de Santander e Caldas, como resultado de deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais que afetaram o país nos últimos dias, segundo fontes oficiais.
De acordo o Sistema Nacional de Gestão de Riscos, as fortes chuvas que atingiram Santander, no noroeste da Colômbia, causaram deslizamento de terra no município de Piedecuesta, onde três pessoas morreram e outras seis estão desaparecidas.
A organização relatou que um bebê de oito meses foi resgatado em meio à lama e posteriormente levado para uma clínica, ondem também foram atendidas outras cinco pessoas afetadas pela avalanche, ocorrida no começo da manhã desta quarta.
Inicialmente, o diretor departamental de Gestão de Riscos de Desastres de Santander, Cesar Garcia Duran, disse à Agência Efe que havia 11 pessoas sumidas, incluindo três crianças.
Riacho transbordou
Duran detalhou que o deslizamento de lama e de pedras foi causado pelo transbordamento do riacho La Grande e outros que atravessam a região, como resultado das chuvas que afetam vários departamentos do país. Ele acrescentou que as pessoas desaparecidas viviam em áreas pobres dos povoados de Barroblanco e Boquerón.
Piedecuesta é um município ligado à região metropolitana de Bucaramanga, capital do departamento de Santander. O prefeito Mario Carvajal afirmou a jornalistas que, devido ao deslizamento de terra, a estrada para Bogotá está fechada, mas que operários estão trabalhando para limpar toda a lama.
Carvajal solicitou o apoio de agências de assistência, do governo de Santander e da Unidade Nacional de Atendimento de Risco para lidar com emergências que estão além da capacidade operacional local.
Por outro lado, a Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (Ungrd) informou que uma mulher e quatro homens morreram devido a um deslizamento de terra que ocorreu nesta terça-feira no município de Chinchiná, em Caldas, na região central da Colômbia.

Fonte:Da EFE

Veja também

País tem 201 mortes por covid-19 e 5.717 casos confirmados

Casos confirmados chegam a 5.717, segundo boletim O número de mortes em razão do novo …