SAB19052012

Ultima atualização06:56:46 PM GMT

Voltar Esporte Seduc planeja jogos e feira literária

Seduc planeja jogos e feira literária

O planejamento para a realização dos jogos escolares e da Feira Literária Internacional de Rondônia (Fliro) começou a ser feito pela Secretaria de Estado da Educação. O secretário da Educação, Júlio Olivar reuniu-se com técnicos da Coordenadoria de Esportes e Cultura (CEC) para debater sobre os jogos, que a partir de agora terão um novo formato e receberão mudanças, a partir do nome que será Jeron, ao invés de Joer e da feira literária.
Após estudos acerca dos dois eventos, ficou acertado que os técnicos apresentarão as propostas durante um simpósio que a CEC realizará em fevereiro, na Faculdade São Lucas, com a presença de autoridades e das entidades desportivas do estado.
“O que se deseja é que tanto o Jeron quanto a Fliro sejam eventos grandiosos”, disse Olivar.
Após a reunião, o secretário Júlio Olivar, acompanhado do vereador Jaime Gazola, que é o presidente do Comitê Jeron 2012, estiveram no ginásio do Sesi, onde se pretende realizar a abertura dos jogos e montar o Centro de Convivência dos Atletas. Neste ano, todo o planejamento está ocorrendo bem mais cedo para evitar qualquer tipo de atropelo.
“De medidas mais simples às mais complexas estão sendo pensadas para que tudo saia a contento. Serão os maiores e mais bem organizados jogos escolares da história de Rondônia. É a nossa aposta”, reforçou Olivar.
Literatura
Já a feira literária deverá ocorrer no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no mês de agosto, ocasião em que a EFMM estará comemorando 100 anos de fundação. “Será um evento gigante, com oficinas, mesas redondas, workshops e seminários com a presença de escritores nacionais e internacionais, além de atrações musicais e teatro. O mais importante, porém, é ter o livro como epicentro. Serão distribuídos aos professores da rede estadual cheques-livros e as editoras disponibilizarão suas obras a preços subsidiados a toda a população”, explica Olivar.
Ainda na área literária, o secretário Júlio Olivar estará instituindo nos próximos dias o Conselho Editorial da Seduc, com a finalidade receber e avaliar obras escritas por servidores da rede estadual de educação. Serão editados e publicados vários trabalhos como parte da programação da Fliro.
Ainda pretende-se realizar o Concurso Estadual de Biografias de Rondonienses. Alunos e professores da rede poderão se inscrever, apresentando trabalhos que enfoquem a vida e a obra daqueles que ajudaram a construir a história de Rondônia, nos mais diversos setores.
“O objetivo é resgatar a memória local e, com isso, sedimentar nossa identidade”, justifica o secretário da Educação. O regulamento ainda está sendo elaborado. A premiação se dará na Fliro e as melhores biografias constarão de um livro publicado pela Seduc.
Fonte: Decom Governo de RO

Panificadora Super Pão
Panificadora Super Pão
Rio Sol Confecções
Rio Sol Confecções
MVS Materiais para Construção
MVS Materiais para Construção
Banco Real Sul
Banco Real Sul